Topo

Nadal abandona, e Del Potro volta à final do US Open após 9 anos

07/09/2018 20h38

Nova York, 7 set (EFE).- Campeão do US Open em 2009, o argentino Juan Martín del Potro garantiu retorno à decisão do torneio em Nova York ao contar com um abandono do espanhol Rafael Nadal na primeira semifinal, nesta sexta-feira.

Nadal, que defendia o título do ano passado e estava em busca do tetra do último Grand Slam da temporada, sentiu um problema no joelho direito e desistiu do jogo ao final do segundo set, após duas horas e um minuto de partida. 'Delpo' vencia por 2 a 0, com 7-6(3) e 6-2.

Após a desistência, o espanhol, atual número 1 do mundo, explicou que começou a sentir dores durante o quarto game do primeiro set. Foi atendido após o quinto, em que teve a área enfaixada, mas desistiu da bandagem pouco depois.

O líder do ranking resistiu o quanto pôde e quebrou o saque do argentino quanto este sacava em 5-4 no primeiro set, mas perdeu no tie-break. No segundo, Nadal foi presa fácil, perdeu por 6-2 e abandonou.

Se o espanhol tem motivos para lamentar, para 'Delpo', o resultado representa mais um capítulo favorável em sua volta por cima na carreira. O número 3 do circuito, que completará 30 anos no próximo dia 23, se submeteu a três operações no punho esquerdo, a primeira delas em março de 2014. Depois disso, foi operado em janeiro e em junho de 2015. Ao anunciar a terceira intervenção, chegou a se emocionar e cogitar o fim da carreira.

A aposentadoria precoce não aconteceu, e a 'Torre de Tandil' enfrentará o vencedor do duelo entre o sérvio Novak Djokovic e o japonês Kei Nishikori na luta pelo bi.