Topo

Terroristas planejaram atacar Camp Nou em agosto do ano passado, diz jornal

Segundo informações de autoridades locais, ataque aconteceria durante jogo Barcelona x Bétis - Sergio Perez/Reuters
Segundo informações de autoridades locais, ataque aconteceria durante jogo Barcelona x Bétis Imagem: Sergio Perez/Reuters

Da EFE, em Barcelona

01/08/2018 10h34

A célula jihadista que cometeu atentados em Barcelona em 2017 planejou atacar o estádio Camp Nou durante partida do Campeonato Espanhol, conforme publica nesta quarta-feira o jornal El Periódico de Cataluña.

A ação dos terroristas aconteceria durante o jogo entre Barcelona e Betis, disputado em 20 de agosto, três dias depois dos atos na capital catalã. Além disso, uma boate voltada para o público LGBT seria alvo de atentado.

De acordo com o jornal, jihadistas reuniram dados sobre a organização da partida e visitaram a loja localizada dentro do Camp Nou. As informações obtidas no telefone celular de um dos membros da célula, Mohammed Hichamy (morto um dia após o ataque em Barcelona), levaram as autoridades a afirmar que havia um plano de ataque.

Além disso, investigadores encontraram escritos do imã Abdelbaki Es Satty, que morreu em uma casa na cidade de Alcanar, onde a célula preparava explosivos e houve uma detonação acidental. No material, havia referências ao dia 20 de agosto.

Há quase um ano, uma van atropelou propositalmente vários pedestres em La Rambla, uma das vias mais movimentadas de Barcelona, provocando 13 mortos e deixando pelo menos 100 feridos. No dia seguinte, a polícia matou cinco suspeitos de envolvimento com o atentado, na cidade de Cambrils, também na Catalunha.