Topo

No Equador, Botafogo consegue empate no fim e lidera Grupo 1 da Libertadores

21/04/2017 00h01

Redação Central, 20 abr (EFE).- O Botafogo lutou até o fim e arrancou o empate por 1 a 1 com o Barcelona de Guayaquil-EQU, nesta quinta-feira, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guaiaquil (Equador), pela terceira rodada do Grupo 1 da Taça Libertadores.

Com o resultado, o time alvinegro está em primeiro lugar do grupo, com sete pontos, seguido pelo próprio Barcelona, também com 7, mas perdendo nos critérios de desempate. Estudiantes-ARG soma três e o atual campeão, Atlético Nacional-COL, ainda não pontou.

Mesmo jogando fora de casa, o Botafogo teve a chance e abrir o placar logo no início da partida, aos dois minutos, após o atacante Roger ser agarrado dentro da área por Mena e o juiz marcar pênalti. O meia Camilo bateu no canto direito de Máximo Banguera que fez a defesa. No rebote, João Paulo chutou para nova defesa do goleiro.

Apesar da infelicidade na cobrança de pênalti, o alvinegro seguiu buscando seu gol e mais uma vez esteve perto de marcar. Aos 18, Camilo cobrou escanteio e Emerson Silva cabeceou para defesa de Banguera. No rebote, o atacante Rodrigo Pimpão acertou a trave.

A equipe carioca seguiu pressionando, mas foi o Barcelona que balançou as redes. Aos 31, Christian Alemán tabelou com Álvez. Ele passou pela defesa alvinegra e fez 1 a 0.

No segundo tempo, o alvinegro seguiu com mais posse de bola, mas já não conseguia ameaçar tanto o goleiro do time equatoriano. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 23 minutos, quando Bruno Silva chutou com perigo para o dol de Banguera.

Mas quando parecia que o Botafogo conheceria sua primeira derrota da fase de grupos, o panorama mudou após a expulsão do zagueiro Mena, ao levar o segundo cartão amarelo.

A partir deste lance, o alvinegro voltou a pressionar e chegou ao gol de empate aos 43, após Arreaga colocar a mão na bola dentro da área. O atacante Sassá, que havia entrado na vaga de Roger, cobrou e definiu o placar: 1 a 1.

Na próxima rodada, Botafogo e Barcelona voltam a se enfrentar, dia 2 de maio, no Estádio Nilton Santos, no Rio.