Topo

Braga vence Porto nos pênaltis e conquista Taça de Portugal 50 anos depois

22/05/2016 17h46

Oeiras (Portugal), 22 mai (EFE).- Após 50 anos de jejum, o Braga voltou a conquistar o título da Taça de Portugal ao vencer o Porto nos pênaltis por 4 a 2 neste domingo no Estádio de Honra, em Oeiras, após empate em 2 a 2 no tempo normal, e de quebra deixou o adversário sem troféus na temporada.

Em 22 de maio de 1966, o Braga bateu o Vitória de Setúbal em Leiria e levou a melhor na Taça pela primeira e até agora única vez. Hoje repetiu o feito diante dos 'Dragões' e puderam enfim voltar a comemorar.

A equipe dirigida por Paulo Fonseca foi melhor em campo durante quase todo o tempo e parecia pronta para resolver a decisão ainda no tempo normal ao abrir 2 a 0 no placar, com gols de Rui Fonte, aos 12 minutos do primeiro tempo, e Josué, aos 13 da etapa final.

Entretanto, o Porto conseguiu reagiu com dois gols de André Silva, aos 16 e aos 46, o que provocou a realização de prorrogação. Como nenhum dos times balançou a rede no tempo extra, o campeão foi definido nos pênaltis, em que Herrera e Maxi Pereira pararam no goleiro Marafona, herói da conquista do Braga.

Para o time comandado por José Peseiro, o revés representou o fim de uma temporada sem conquistas. o Porto ficou em terceiro lugar no Campeonato Português e caiu precocemente na Taça da Liga, além de, em âmbito continental, ter sido eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões e nos 16 avos de final da Liga Europa.

Os 'Dragões' tiveram o goleiro Helton entre os titulares, enquanto os 'Minhotos' contaram com quatro brasileiros, o lateral-direito Baiano, o lateral-esquerdo Marcelo Goiano e os meio-campistas Luiz Carlos e Mauro.