PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Stoichkov recebe distinção da Unesco pelos esforços para promover o esporte

18/05/2016 17h28

Sófia, 18 mai (EFE).- Hristo Stoichkov, um dos maiores jogadores de futebol da Bulgária de todos os tempos, foi homenageado nesta quarta-feira pelos esforços realizados ao longo da vida para provover o esporte, em cerimônia realizada em Sófia.

O ex-CSKA Sofia, Barcelona, Parma, entre outros, passou a ser Campeão para o Esporte, distinção concedida pela Unesco, mesmo status que tem Pelé e o alemão Michael Schumacher, heptacampeão mundial de Fórmula 1.

"Assumo as tarefas como um enorme dever, que me fará feliz e me deixará orgulhoso, porque o esporte tem a força de unir, sobretudo as crianças", disse o antigo camisa 10 da seleção búlgara.

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, destacou em discurso os feitos de Stoichkov como atleta, incluindo a Bola de Ouro de 1994, ano em que foi artilheiro da Copa do Mundo, e a participação em atividades de fomento aos valores do esporte.

"Estamos convencidos que, através do esporte, especialmente do futebol, a a solidariedade, o respeito mútuo, a igualdade, a dignidade e a tolerância são as bases construtivas contra o racismo e todas formas de discriminação, além de bases para educar as próximas gerações", afirmou Bokova.

Esporte