Topo

Roma e Real Madrid se reencontram após 8 anos em oitavas da Liga dos Campeões

16/02/2016 13h14

Roma, 16 fev (EFE).- Roma e Real Madrid, oito anos depois, se reencontrar nesta quarta-feira no Estádio Olímpico, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, com o time espanhol buscando dar o troco pelo último grande momento continental da equipe italiana.

Na temporada 2007/2008, assim como nessa, o Real avançou na liderança de sua chave, enquanto a Roma acabou como vice-líder. No duelo, no entanto, com duas vitórias por 2 a 1, o time menos badalado avançou para as quartas.

Na capital da Itália, o meia Mancini, ex-Atlético Mineiro e atualmente no Villa Nova, também de Minas, marcou um dos gols dos anfitriões. Na volta, em pleno Santiago Bernabéu, quem balançou as redes foi o meia Taddei, ex-Palmeiras, que hoje defende o Perugia, na segunda divisão italiana.

O técnico da Roma na ocasião era exatamente Luciano Spalletti, que voltou ao clube no dia 13 de janeiro deste ano, em substituição ao francês Rudi Garcia. Depois disso, foram quatro vitórias - justamente nos compromissos mais recentes -, dois empates e uma derrota.

Diferente da classificação passada, o time italiano não deverá ter brasileiros entre os titulares - Doni, Cicinho e Juan também começaram jogando pelo menos um dos jogos de 2007/2008. O lateral-direito Maicon e o zagueiro Leandro Castán, que estão inscritos no torneio, no máximo, ficam no banco.

A principal novidade que Spalletti terá para a partida será o retorno do volante Daniele De Rossi, que deverá atuar como zagueiro. O veterano se recuperou de lesão e está liberado. Outra bandeira da Roma, o meia Francesco Totti, ainda passará por avaliação médica, que definirá a presença no banco de reservas ou não.

O Real Madrid também chega para as oitavas com técnico diferente do que esteve a frente da equipe na fase de grupos. Saiu o espanhol Rafa Benítez, que levou a conquista de 16 dos 18 pontos possíveis, e entrou o francês Zinedine Zidane, que até dois anos atrás auxiliava Carlo Ancelotti e estava no comando do time B.

Ídolo da equipe pela passagem como jogador, o ex-camisa 5 foi anunciado em 4 de janeiro, nove dias antes de Spalletti voltar à Roma. Em seis jogos, o técnico levou os 'blancos' a obter cinco vitórias e empatar uma vez, marcando 23 gols e levando cinco.

Para o jogo, Zidane não contará mais uma vez com o lateral-esquerdo Marcelo, o que levará a nova improvisação, com Dani Carvajal, Danilo ou Nacho Fernández atuando no setor. O galês Gareth Bale, que se recupera de grave lesão, segue fora.

O meia Isco, que foi poupado no fim de semana, em duelo com o Athletic Bilbao, como o próprio técnico francês revelou, volará ao time, entrando no lugar do croata Mateo Kovacic, jogando ao lado do alemão Toni Kroos, e do também croata Luka Modric, na criação de jogadas.

A partida ainda pode ser mais uma chance para o português Cristiano Ronaldo, titular confirmado, abrir vantagem na artilharia da 'Champions'. Nos seis primeiros jogos pela competição, o camisa 7 balançou as redes 11 vezes, quadro a mais que o polonês Robert Lewandowski, segundo na tabela.



Prováveis escalações:

Roma: Szczesny; Manolas, De Rossi e Rudiger; Florenzi, Pjanic, Keita Nainggolan e Digné; Salah e Dzeko. Técnico: Luciano Spalletti.

Real Madrid: Navas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos (Danilo ou Fernández); Kroos, Modric e Isco; Rodríguez, Cristiano Ronaldo e Benzema. Técnico: Zinedine Zidane.

Árbitro: Pavel Kralovec (RTC), auxiliado pelo eslovaco Roman Slysko e o tcheco Martin Wilczek.

Estádio Olímpico, em Roma (Itália).