PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Lewandowski recebe Chuteira de Ouro e faz agradecimento à esposa

21/09/2021 15h00

Munique, Alemanha, 21 Set 2021 (AFP) - O atacante do Bayern de Munique, Robert Lewandowski, recebeu a Chuteira de Ouro nesta terça-feira, como maior artilheiro de um campeonato europeu desde 1968, e dedicou o prêmio à sua esposa, que também é sua "treinadora motivacional" pessoal.

Esta premiação completa a temporada espetacular do atacante polonês de 33 anos, que em 2020/2021 superou o recorde de número de gols marcados por um jogador em uma temporada do Campeonato Alemão: com 41 gols (em 29 partidas disputadas) ultrapassou Gerd Müller, que havia marcado 40 gols na temporada 1971/72.

Nesta temporada, o melhor jogador da Fifa em 2020 balançou as redes sete vezes em cinco partidas.

"Tenho que agradecer à minha esposa, ela é um grande apoio para mim e uma grande motivação, quando as coisas não vão tão bem", declarou o atacante durante a cerimônia realizada no museu do Bayern, dentro da Allianz Arena, em Munique.

Ex-lutadora de caratê, a polonesa Anna Lewandowski também é nutricionista e cuida da dieta do marido.

"Estou muito orgulhosa dele", respondeu Anna após a declaração do marido.

"Ele é extraordinário como pessoa, como atleta, como parceiro, como amigo e como marido."

Elogiado por dirigentes e técnicos por seu profissionalismo e espírito de equipe, comparado ao personagem James Bond ("agente 009") pelo presidente do Bayern, Herbert Hainer, Lewandowski disse que não fica pensando no que foi alcançado até agora: "Isso não acabou. Ainda tenho fome de títulos", destacou, citando o desejo de erguer novamente a Liga dos Campeões após o título conquistado em 2020.

O polonês é o segundo jogador que atua na Alemanha a conquistar a Chuteira de Ouro, depois de Gerd Müller (1970 e 1972). Lionel Messi (6 vezes), Cristiano Ronaldo (4), e os lendários Eusébio, Marco van Bastan e o brasileiro Ronaldo figuram na lista dos vencedores.

Para a entrega do troféu, um fator que favorece as ligas principais foi introduzido em 1997. Cada gol marcado nos cinco principais campeonatos do ranking da Uefa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França) vale dois pontos. Os conquistados nos campeonatos entre 6 e 22 valem 1,5 ponto, e um único ponto por gol nas demais ligas.

cpb/chc/iga/psr/lca

Esporte