Topo

Daniel Cargnin conquista o bronze em dia de festa da família Abe no judô

25/07/2021 09h47

Tóquio, 25 Jul 2021 (AFP) - Daniel Cargnin conquistou, neste domingo (25), o bronze na categoria até 66 kg (meio-leve) do judô nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, em um dia de consagração para os irmãos japoneses Abe, Hifumi e Uta, que levaram as duas medalhas de ouro em disputa.

O gaúcho Cargnin faturou o bronze ao derrotar na disputa do terceiro lugar o israelense Baruch Shmailov com um waza-ari. Com o resultado, o judô mantém a tradição de sempre levar o Brasil ao pódio em Olimpíadas desde os Jogos de Los-Angeles-1984.

Durante a competição, Cargnin, 13º no ranking mundial da categoria antes das Olimpíadas, estreou com uma vitória sobre o egípcio Mohamed Abdelmawgoud e no segundo combate superou Denis Vieru, da Mongólia.

Ao retornar ao tatame para a terceira luta, o brasileiro encarou uma pedreira: o italiano Manuel Lombardo, primeiro colocado no ranking mundial. Em um combate muito tenso, Cargnin conseguiu um waza-ari a menos de 10 segundos do fim e avançou para as semifinais.

Na disputa por uma vaga na final, o brasileiro enfrentou o japonês Hifumi Abe e foi derrotado por ippon.

A medalha de Daniel Cargnin é a segunda do Brasil em Tóquio, depois da prata conquistada, também neste domingo, por Kelvin Hoefler na categoria street do skate.

- Consagração da família Abe -Hifumi Abe conquistou o ouro ao superar na final o georgiano Vazha Margvelashvili por waza-ari.

Poucos minutos antes, na categoria feminina até 52 kg, a irmã de Hifumi, Uta Abe, também havia conquistado o ouro. Na final, ela superou a francesa Amandine Buchard por ippon.

No Ano Novo, Hifumi publicou uma mensagem premonitória: "Em 2021, irmão e irmã, nós dois vamos ganhar a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio". E a promessa foi cumprida neste domingo, 25 de julho.

Aos 23 anos, Hifumi Abe adiciona o ouro olímpico a seus dois títulos mundiais, conquistados em 2017 e 2018. Uta Ube, 21 anos, também tem dois títulos mundiais, em seu caso os de 2018 e 2019.

A outra medalha de bronze da categoria meio-leve masculina foi conquistada pelo sul-coreano Baul An, que derrotou o italiano Lombardo na disputa do terceiro lugar.

Os bronzes entre as mulheres neste domingo foram conquistados pela italiana Odette Giuffrida e a britânica Chelsie Giles.

A brasileira Larissa Pimenta foi eliminada na segunda luta justamente pela campeã Uta Abe.

O Japão domina até o momento o judô, esporte criado no país, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com três das quatro medalhas de ouro disputadas nos dois primeiros dias.

No sábado, Naohisa Takato (até 60 kg) conquistou o primeiro ouro dos anfitriões, tanto no judô como nos Jogos.

afp/fp