Topo

Covid compartilha protagonismo olímpico com irmãos japoneses e derrota dos EUA no basquete

25/07/2021 12h03

Tóquio, 25 Jul 2021 (AFP) - A covid-19 voltou a ter um papel de destaque nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A pandemia já havia adiado o evento por um ano e nos últimos dias provocado a saída de vários participantes. Mas neste domingo (25) foi mais longe e levou duas estrelas, os golfistas espanhol Jon Rahm e americano Bryson DeChambeau.

Em apenas quatro horas, os dois ficaram de fora da prova por testarem positivo para o coronavírus, em um dia em que a covid dividiu os holofotes com os irmãos japoneses Hifumi e Uta Abe, que conquistaram dois títulos no judô, e a derrota da seleção masculina americana de basquete, em sua estreia, contra a França (83-76).

DeChambeau, campeão do Aberto dos Estados Unidos em 2020, tornou-se a primeira grande estrela dos Jogos a ficar de fora da competição pela covid-19.

"Estou profundamente decepcionado por não poder competir nas Olimpíadas com a equipe dos Estados Unidos", desabafou DeChambeau em um comunicado.

"Representar meu país é tudo para mim e foi uma grande honra fazer parte da equipe. Desejo à equipe dos EUA muita sorte na próxima semana em Tóquio".

Depois foi a vez de Jon Rahm, número um do mundo, que não poderá disputar o torneio olímpico, informou o Comitê Olímpico Espanhol (COE).

O golfista espanhol terminou em terceiro no British Open em 18 de julho, pouco antes dos Jogos Olímpicos na capital japonesa.

O COE indicou que os "dois primeiros testes de PCR foram negativos".

Esta é a segunda vez que Rahm pega covid-19, depois de testar positivo para a doença em junho durante o PGA Memorial Tournament, nos Estados Unidos, quando liderava a competição.

Naquela ocasião, o espanhol foi informado de sua infecção ao final de sua participação na terceira rodada. Alguns dias depois, ele se recuperou e se tornou o primeiro espanhol a vencer o Aberto dos EUA.

- Irmãos Abe -No nível esportivo, os irmãos Hifumi e Uta Abe conquistaram duas medalhas de ouro no judô, nas categorias até 66 quilos masculino e até 52 kg no feminino, em um dia de três medalhas latino-americanas.

Na categoria vencida por Hifuni Abe, o brasileiro Daniel Cargnin levou o bronze.

Antes, Kelvin Hoefler deu ao Brasil a medalha de prata no skate, na especialidade street, enquanto o colombiano Luis Mosquera também subiu ao segundo degrau do pódio no levantamento de peso, na categoria até 67 quilos.

O skate e o surfe tiveram sua estreia histórica neste domingo nos Jogos Olímpicos.

O skate o fez com mais destaque, já premiando seus primeiros atletas na categoria street masculino, em que o ouro foi conquistado pelo japonês Yuto Horigome.

No surfe, os brasileiros brilharam. Ítalo Ferreira e Gabriel Medina garantiram vaga nas oitavas, ambos liderando suas baterias. Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb também estão na próxima fase, a primeira se classificando em segundo na sua bateria e a outra em primeiro.

- Bom dia para o Japão -Foi um bom dia para o país anfitrião, já que Yui Ohashi deu ao Japão a primeira medalha de ouro na natação, ao vencer a final dos 400 metros medley, prova em que destronou a húngara Katinka Hosszu (que terminou em quinto).

A final masculina dos 400 m medley também foi disputada neste domingo, com Chase Kalisz, que já havia sido vice-campeão no Rio-2016, conquistando o tão aguardado ouro, o primeiro título dos Estados Unidos em Tóquio-2020.

Já o primeiro recorde mundial na piscina olímpica de Tóquio veio no revezamento feminino de 4x100 metros, com a Austrália, com o tempo de 3:29.69.

Na quarta e última final deste domingo, o tunisiano Ahmed Hafnaoui tornou-se uma das sensações do dia ao vencer inesperadamente, aos 18 anos, a prova dos 400 metros livres.

Mas a grande surpresa do dia foi a tenista espanhola Sara Sorribes (nº 48 do ranking WTA), que eliminou na primeira rodada a número um do mundo, a australiana Ashleigh Barty, por 6-4 e 6-3.

E para encerrar o dia, a seleção de basquete masculino dos Estados Unidos perdeu por 83-76 na estreia contra a França, que já havia superado os americanos na fase de quartas de final do Mundial da China-2019.

psr/dr/mcd/mr