Topo

Roland Garros: Schwartzman vence Thiem em jogo de 5h e pega Nadal na semi

Diego Schwartzman comemora; argentinou avançou à semifinal de Roland Garros 2020 - Reuters
Diego Schwartzman comemora; argentinou avançou à semifinal de Roland Garros 2020 Imagem: Reuters

06/10/2020 19h45Atualizada em 06/10/2020 21h19

Numa partida que durou mais de cinco horas e na qual mostrou sua tradicional garra, lutando por cada ponto, o argentino Diego Schwartzman, 14º do ranking da ATP, venceu hoje o austríaco Dominic Thiem (3º) nas quartas de final de Roland Garros por 7-6 (7/1), 5-7, 6-7 (6/8), 7-6 (7/5), 6-2, avançando pela primeira vez para uma semifinal de um Grand Slam.

Schwartzman vai disputar vaga na final da competição em Paris com o espanhol Rafael Nadal, segundo do mundo, que bateu o jovem italiano Jannik Sinner (75º).

"Ainda estou no torneio e quero muito continuar ganhando", avisou o argentino.

O feito de hoje do tenista argentino foi extraordinário, pois ele superou, após mais de cinco horas dentro da quadra e com três sets decididos no tie-break, um adversário que é o atual campeão do US Open e que buscava sua terceira final consecutiva em Paris.

Em dia histórico para o tênis argentino, que começou com a classificação de Nadia Podoroska às semifinais femininas após eliminar a ucraniana Elina Svitolina -uma conquista que não ocorria desde 2004 com Paola Suárez-, o 'Peque' se tornou o primeiro representante do país a avançar à semifinal do torneio de simples masculino no saibro francês desde Juan Martín Del Potro em 2018, eliminado por Nadal.

"É espetacular que estejamos ambos nas semifinais, é um espetáculo (...) mas o torneio continua para mim e para Nadia", declarou.

Thiem mais cansado

"Foi um jogo muito importante para mim, é a terceira vez que jogo os cinco sets no Philippe Chatrier (quadra principal), nunca ganhei, desta vez mereci vencer", declarou Schwartzman, ao fim da partida na qual terminou em melhores condições físico do que seu adversário.

Além de bater um favorito ao título, o representante da Argentina chegou pela primeira vez na carreira às semifinais de um Grand Slam, depois de duas oportunidades em Roland Garros 2018 e no US Open em 2017 e 2019, quando caiu nas quartas.

Thiem esteve três vezes a duas bolas de vencer a partida no quarto set, mas acabou falhando nos momentos decisivos, com a moral ressentida e mais cansado que o oponente de 28 anos.

O austríaco pagou pelo esforço que vem fazendo há mais de um mês, com seu primeiro título de Grand Slam em setembro, no Aberto dos Estados Unidos, além de ter jogado por três horas e meia na fase anterior contra o jovem francês Hugo Gaston (239º).

'Passo à frente'

"O Dominic é um dos melhores jogadores do mundo. (...) Estou muito feliz, não só por estar nas semifinais, mas porque é um grande passo à frente para mim", disse o argentino.

"Foi um jogo incrível, o primeiro da minha carreira que durou mais de cinco horas. Diego, sem dúvida, mereceu a vitória", reconheceu o austríaco.

No primeiro set, Thiem foi o primeiro a quebrar o saque (4-2), mas acabou superado no tie-break.

No terceiro, foi Schwartzman quem dominava por 5-3, chegando a 5-4, antes de o austríaco ter mais sucesso no tie-break.

"No segundo e terceiro sets, eu não era eu mesmo. Estava gritando, estava falando com meu treinador. E ele estava me dizendo para jogar tênis", afirmou o argentino.

Questionado sobre que o levou a vencer Thiem, o sul-americano disse: "Em geral, continuei a fazer o mesmo dos últimos jogos, cometendo poucos erros, misturando agressividade e boas defesas".

Schwartzman se tornou o 10º argentino a chegar à semifinal de um Grand Slam.