Topo

Guayaquil volta atrás e libera estádio para Barcelona-Flamengo

22/09/2020 17h23

Guayaquil, Equador, 22 Set 2020 (AFP) - O município de Guayaquil recuou e liberou o estádio Monumental nesta terça-feira, no qual Barcelona e Flamengo vão se enfrentar pela Copa Libertadores, apesar de sete jogadores do clube carioca terem testado positivo para covid-19.

O local "está habilitado para eventos esportivos de qualquer natureza", diz uma resolução municipal emitida após a outra, que afirmava: "o Monumental está temporariamente desativado".

A partida entre Barcelona e Flamengo está marcada para as 17h15 locais (19h15, pelo horário de Brasília) desta terça-feira.

Da mesma forma, o município solicitou ao Ministério da Saúde que se pronunciasse sobre o "protocolo a seguir" diante do contágio de sete jogadores, um médico e um membro do departamento de futebol que integram a delegação do Flamengo concentrada em um hotel de Guayaquil.

A prefeita Cynthia Viteri havia anunciado no Twitter que "O ESTÁDIO MONUMENTAL NÃO ESTÁ INABILITADO. Estamos aguardando o pronunciamento do Ministro da Saúde (Juan Carlos Zevallos), de determinar a realização ou não do jogo de hoje. Seguiremos o protocolo indicado pelo Ministério".

O Flamengo chegou há uma semana a Quito para o confronto com o time local Independiente del Valle, no qual foi humilhado por 5 a 0 na quinta-feira pela terceira rodada do Grupo A da Libertadores.

Em seguida, desceu até a cidade portuária de Guayaquil, onde, no domingo, seis de seus jogadores foram diagnosticados com o novo coronavírus.

Na segunda-feira, um sétimo jogador do time rubro-negro, atual campeão da Libertadores e da Recopa Sul-Americana, além dos médicos Márcio Tannure e Juan Santos, do departamento de Futebol, testaram positivo.

SP/cl/aam