Topo

Luis Enrique é a favor do uso de tecnologia no futebol

31/01/2017 14h58

Barcelona, 31 Jan 2017 (AFP) - O técnico do Barcelona Luis Enrique se mostrou favorável, nesta terça-feira, ao uso de recursos de vídeo-arbitragem (VAR) para ajudar ao árbitro em situações pontuais.

"Acho que teríamos que diferenciar o uso para jogadas chave dentro de um jogo e o uso para julgar várias jogadas mais de uma vez. Não sou a favor desse segundo caso", falou Luis Enrique antes do jogo de ida pelas semifinais da Copa do Rei, contra o Atlético de Madri.

"Um gol fantasma, anulado ou não validado, ou uma agressão que coloque em risco a integridade das pessoas. Essas são as jogadas que acho que os árbitros precisam de ajuda. Nesses casos, só perdem 2 ou 3 segundos para rever", acrescentou o técnico espanhol.

"Por outro lado, não concordo em parar o jogo a cada 2 minutos para ver se teve impedimento, um lateral... Mas para as jogadas principais, acho que seria uma maravilha para a arbitragem", acrescentou Luis Enrique.

O Barcelona empatou no último domingo, depois de ver a polêmica jogada do zagueiro argelino Aissa Mandi incendiar a discussão sobre o uso de vídeo nos jogos. O defensor do Betis tirou uma bola de dentro do gol, mas o juiz Alejandro José Hernández não validou o gol.

O caso reabriu o debate e a Liga Espanhola vai começar a testar o uso de recursos eletrônicos na próxima temporada.

O presidente do Atlético de Madri, Enrique Cerezo, se declarou contra o uso de VAR porque quebraria a essência do futebol.

"Os árbitros acertam e erram. Às vezes acertam a favor e outras acertam contra. Não vejo nenhum problema nesse assunto", finalizou Cerezo.