Topo

Clássico londrino Arsenal-Chelsea é destaque do fim de semana europeu

23/09/2016 08h48

Paris, 23 Set 2016 (AFP) - O fim de semana do futebol europeu não verá confrontos diretos entre equipes que brigam pela liderança dos campeonatos domésticos, com exceção da Premier League, na qual Arsenal e Chelsea duelam no clássico londrino para tentar se aproximar do topo da tabela.

O Campeonato Inglês terá também um duelo atrativo, e importante, entre o Manchester United do técnico português José Mourinho, que busca se recuperar na competição após duas derrotas consecutivas, e o Leicester, atual campeão que tenta reencontrar o futebol eficiente da temporada passada.

Nas outras competições nacionais na Europa, os principais candidatos ao título brigarão à distância com os rivais.

Na Espanha, Real Madrid (1º), Barcelona (3º) e Atlético de Madri (4º) terão pela frente duelos aparentemente acessíveis contra Las Palmas (5º), Sporting (11º) e La Coruña (13º) e, se prevalecer a lógica, não deverão ver grandes mudanças na tabela.

No Campeonato Francês, o atual tetracampeão Paris Saint-Germain, vice-líder a um ponto do surpreendente Nice, seguirá na tentativa de reassumir seu lugar no topo da tabela contra o Toulouse (5º), a exemplo da Juventus (1ª), pentacampeã italiana que conseguiu voltar à liderança da Serie A na rodada anterior e que tentará se manter na ponta contra o Palermo (16º).

- Arsenal x Chelsea -Na Premier League, o Manchester City vem confirmando o favoritismo de pré-temporada com uma campanha perfeita nas primeiras cinco rodadas, nas quais acumulou 15 pontos e aparece na liderança isolada da tabela.

Os comandados de Pep Guardiola visitam no sábado o Swansea (14º) e torcerão para que o Everton (2º com 13 pontos) tropece diante do Bournemouth (17º).

No mesmo dia, Londres irá parar para o clássico da capital entre Arsenal (4º) e Chelsea (5º), no qual o vencedor poderá se aproximar ou até subir no pódio do Campeonato Inglês.

Os 'Blues', porém, terão uma grande vantagem no duelo contro os vizinhos-rivais, já que não precisam se preocupar em poupar jogadores no meio de semana, enquanto Arsène Wenger, de olho no confronto de quarta-feira contra o Basel, pela Liga dos Campeões, poderá escalar uma equipe mista na Premier League.

Além do clássico londrino, a outra partida de destaque da rodada inglesa será o confronto em Old Trafford entre um Manchester United (7º) em busca de paz com sua torcida e o atual campeão Leicester (11º).

- Real quer reencontrar vitória -Na Espanha, o Real Madrid quer se reencontrar com a vitória, depois de empatar com o Villarreal na rodada anterior, e buscará no sábado voltar a vencer para se manter à frente dos principais rivais Sevilla (2º), Barcelona (3º) e Atlético (4º).

"Nem sempre vamos ganhar no último minuto", afirmou na quarta-feira o técnico do Real, Zinedine Zidane, que viaja às Ilhas Canárias para encarar o surpreendente Las Palmas (5º), mas sem poder contar com os brasileiros Casemiro e Marcelo, lesionados e que devem desfalcar o clube 'merengue' - e a seleção brasileira - nas próximas semanas.

A dois pontos do Real está o Sevilla, que no meio de semana venceu o clássico andaluz contra o Bétis (1-0) e enfrenta no sábado fora de casa o Athletic Bilbao (7º) com o objetivo de se manter perto do líder.

O Barcelona, 3º colocado a quatro pontos do Real, viaja no mesmo dia para duelar com o Sporting em Gijón (11º), mas com a significativa ausência de Lionel Messi.

A 'Pulga' sentiu a coxa na quarta-feira contra o Atlético de Madri e ficará longe dos gramados por cerca de três semanas. Já o Atlético, quarto colocado, recebe no Vicente Calderón o La Coruña (13º).

- PSG na caça à liderança -O Paris Saint-Germain poderia assumir a liderança da Ligue 1 de maneira provisória se vencer nesta sexta-feira o Toulouse (5º), uma das boas surpresas da competição neste início de temporada.

À espera dos resultados do Nice, líder, e do Monaco (3º), empatado em pontos com os parisienses, uma vitória sobre o Toulouse permitiria ao atual tetracampeão francês dormir na primeira colocação, com dois pontos a mais que o Nice do atacante Mario Balotelli, que encara no domingo o recém-promovido Nancy (17º).

O PSG reagiu à crise de resultados das últimas semanas (derrota para o Monaco e empates com Saint-Etienne e Arsenal) goleando Caen (6-0) e Dijon (3-0).

Em Toulouse, o PSG deverá tomar cuidado para não ficar com a cabeça na Bulgária, onde enfrenta na próxima quarta-feira o Ludogorets pela Liga dos Campeões, razão pela qual Emery deverá colocar em campo na Ligue 1 uma equipe mista.

No sábado, o Monaco recebe o Angers (11º) com a necessidade de se recuperar da recente goleada sofrida em Nice (4-0).

- Juve líder; Bayern perfeito -Já na Itália e na Alemanha os multicampeões Juventus e Bayern de Munique, ao contrário do PSG, lideram novamente seus respectivos campeonatos domésticos e tentarão segurar a posição privilegiada.

A Juventus, pentacampeã da Serie A, aproveitou o tropeço do Napoli (2º) na rodada anterior para retomar a ponta da tabela com 12 pontos e defenderá a liderança no sábado fora de casa contra o Palermo (16º).

O problema para a 'Velha Senhora' é que todos os principais concorrentes também enfrentam partidas a priori acessíveis e um tropeço poderá significar uma queda na tabela.

Também no sábado, o vice-líder Napoli, com um ponto a menos que a Juve, recebe o Chievo (4º), um adversário que vem impressionando neste início de temporada, mas que não deve ser adversário para os napolitanos em San Paolo.

No domingo, a terceira colocada Roma (10 pontos) enfrentam em Turim o Torino (14º), enquanto a Inter de Milão (5ª com 10 pontos) recebe o Bologna (7º).

Na Alemanha, o Bayern é absoluto e já mostra a que veio desde o início da temporada, mantendo 100% de aproveitamento com quatro vitórias nas quatro primeiras rodadas da Bundesliga.

Os bávaros, com 12 pontos, tentarão seguir no caminho da perfeição fora de casa contra um modesto Hamburgo (16º) para se manter à frente do vice-líder Colônia (2º com 10 pontos), próximo adversário do recém-promovido Leipzig (6º), que vem surpreendendo graças ao dinheiro investigo no clube pela empresa de energéticos Red Bull.

O Borussia Dortmund, arquirrival do Bayern na briga pelo título, é o terceiro colocado com 9 pontos e encara no sábado o Freiburg (9º).

- Jogos de destaque deste fim de semana nos campeonatos europeus:

.Campeonato Espanhol (6ª rodada):

- Sábado:

(11h15) Sporting - Barcelona

(13h30) Athletic Bilbao - Sevilla

(15h45) Las Palmas - Real Madrid

- Domingo:

(11h15) Atlético de Madri - Deportivo La Coruña

(13h30) Villarreal - Osasuna

.Campeonato Francês (7ª rodada):

- Sexta-feira:

(15h45) Toulouse - Paris SG

- Sábado:

(12h00) Lorient - Lyon

(15h00) Monaco - Angers

- Domingo:

(10h00) Saint-Etienne - Lille

(12h00) Nancy - Nice

(15h45) Olympique de Marselha - Nantes

.Campeonato Alemão (5ª rodada):

- Sexta-feira:

(15h30)) Borussia Dortmund - Freiburg

- Sábado:

(10h30) B. Moenchengladbach - Ingolstadt

Hamburgo - Bayern de Munique

Eintracht Frankfurt - Hertha Berlim

(13h30) Werder Bremen - Wolfsburg

- Domingo:

(12h30) Colônia - RB Leipzig

.Campeonato Italiano (6ª rodada):

- Sábado:

(13h00) Palermo - Juventus

(15h45) Napoli - Chievo

- Domingo:

(07h30) Torino - Roma

(10h00) Inter - Bologna

(15h45) Fiorentina - Milan

.Campeonato Inglês (6ª rodada):

- Sábado:

(13h00) Palermo - Juventus

(15h45) Napoli - Chievo

- Domingo:

(07h30) Torino - Roma

(10h00) Inter - Bologna

Lazio - Empoli

(15h45) Fiorentina - Milan

am