Topo

Presidente da federação islandesa avisa: 'não temos medo de ninguém'

25/06/2016 18h51

Paris, 25 Jun 2016 (AFP) - "Não temos medo de ninguém", disse em entrevista à AFP o presidente da Federação Islandesa de futebol, Geir Thorsteinsson, às vésperas do duelo de oitavas de final da Eurocopa contra a tradicional Inglaterra, um momento histórico para o pequeno país de 330.000 habitantes.

-Como a Islândia encara esse jogo histórico contra a Inglaterra?

"Não temos medo de ninguém, estamos bastante tranquilos e confiantes. Temos que ser realistas, o nível de confiança depende da qualidade da equipe e temos um bom grupo de jogadores. Tenho muita confiança nessa equipe, o que não era o caso nos últimos vinte anos".

-Pouco jogadores islandeses atuam em grande clubes. Como você explica o sucesso dessa geração?

"A essência do futebol é o trabalho em equipe. É a base de tudo, o que faz com que pequenas equipes podem jogar de igual para igual com os maiores. Existe uma grande amizade nesse grupo. Contra a Áustria (vitória por 2 a 1), eu estava confiante, inclusive depois do gol de empate austríaco. Sabia que tínhamos condições de fazer outro gol".

-Como você viveu o momento do gol da vitória, nos acréscimos?

"Eu estava no estádio, foi fantástico! O futebol é, de longe, o esporte mais importante da Islândia, e podemos dizer que praticamente todos os islandeses estavam assistindo à partida. No início, disputar o mata-mata era um sonho. E sempre sonhamos em enfrentar a Inglaterra em jogo oficial. Esse gol também foi importante porque ganhamos mais descanso. Não precisamos jogar no sábado, como é o caso de Portugal. Tudo isso graças a um gol. É óbvio que foi um momento incrível!".

-Porque existe essa ligação forte entre a Islândia e o futebol inglês?

"Quando a televisão islandesa começou a transmitir futebol estrangeiro, era futebol inglês. Agora, claro, também assistimos a outros campeonatos, o espanhol, o italiano, o alemão. Mas foi mantida uma conexão muito forte com a Inglaterra. Há muitos fãs do Liverpool, do Arsenal ou do Manchester United na Islândia. Existem até clubes de torcedores desses times. Por isso que o jogo de segunda-feira será realmente importante para a Islândia!".