Topo

Técnico de Portugal não se incomoda com 'empatite' na Euro

24/06/2016 21h29

Lens, França, 25 Jun 2016 (AFP) - "Se conseguirmos chegar à final apenas com empates, não tenho problema nenhum com isso", afirmou nesta sexta-feira o técnico da seleção de Portugal, Fernando Santos, que enfrenta no sábado a Croácia sem ter vencido um jogo sequer na fase de grupos.

Na Copa América de 2011, o Paraguai conseguiu chegar à final apenas com empates, eliminando Brasil e Venezuela nos pênaltis no mata-mata, mas acabou sendo atropelado por 3 a 0 pelo Uruguai na decisão.

-Como explica que sua equipe não obteve nenhuma vitória em três jogos na fase de grupos?

"É verdade que empatamos as três partidas. Dominamos as três, mas não conseguimos vencer e concretizar as chances que criamos. Se conseguirmos chegar à final apenas com empates, não tenho problema nenhum com isso. Todo mundo quer jogo bonito, mas se tivermos que brigar para passar de fase, eu aceito".

-A Croácia é favorita da partida de sábado?

"Se olhar levar em consideração a fase de grupos, é favorita, sim. Somamos três pontos e eles sete, por isso não favoritos. Se eles se sentem assim, é um sentimento legítimo".

-Sua equipe teve problemas contra equipes muito defensivas (Islândia, Áustria). Você acha que será mais fácil contra uma equipe mais ofensiva contra a Croácia?

"Nunca pode ser fácil enfrentar a Croácia. É uma das melhores seleções da Europa, que tem jogadores maravilhosos. Eles fizeram uma ótima partida contra a Espanha (vitória por 2 a 1), mas nos também temos uma equipe forte. Já disse aos jogadores que será um jogo diferente".

-Você teme o retorno de Luka Modric entre entre os titulares da Croácia?

Na melhor partida deles, contra a Espanha, Modric nã estava em campo, então isso diz tudo sobre a qualidade da seleção croata. Não acho que tenham jogado de forma diferente na ausência de Modric".

-Como Cristiano Ronaldo consegue lidar com a pressão que pesa sobre ele?

"Ele foi fantástico na última partida (empate em 3 a 3 contra a Hungria). Marcou dois gols incríveis, um deles entre os mais bonitos do torneio (o primeiro, um golaço de letra). Cristiano é um jogador de equipe. Com talentos individuais, podemos ganhar um jogo ou outro, mas é com uma equipe se ganha uma competição".

Declarações colhidas em entrevista coletiva.