Topo

Jonas marca no fim e Benfica vence Zenit nas ida das oitavas da Champions

16/02/2016 20h53

Lisboa, 16 Fev 2016 (AFP) - Um gol do brasileiro Jonas no apagar das luzes deu a vitória ao Benfica sobre o Zenit São Petersburgo de Hulk, nesta terça-feira em Lisboa, na partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.

"Foi uma grande vitória. O confronto continua em aberto apesar desta vantagem, mas temos um elenco com muita qualidade e estou muito feliz por estar aqui", vibrou o ex-atacante do Grêmio.

Apesar do domínio na posso de bola (cerca de 63%), o Benfica penou para criar chances claras de gol e assustar o goleiro Lodygin.

O Zenit, claramente satisfeito com o empate, apostou no contra-ataque e nos chutes de fora da área de seu super-herói Hulk, que estava sem pontaria.

Com as duas equipes pouco inspiradas com a bola no chão, a bola parada acabou sendo decisiva e, no último lance do jogo, Jonas subiu mais alto que a zaga russa numa falta cobrada na área e cabeceou para o fundo das redes, dando a vantagem parcial para os encarnados no confronto valendo uma vaga nas quartas.

Do lado russo, o Zenit em nenhum momento conseguir repetir as atuações impressionantes da fase de grupos, na qual se tornou a equipe sensação da competição, se classificando para o mata-mata da competição com cinco vitórias e uma derrota num grupo que tinha os tradicionais Lyon e Valencia.

Hulk e companhia não conseguiram mostrar o mesmo entrosamento e jogo coletivo da fase de grupos, claramente sentindo a falta de atividade recente, já que o Zenit não vem competindo no Campeonato Russo, que está parado devido ao inverno, e só volta em março.

Apesar da derrota, o Zenit só precisa vencer em casa, no dia 9 de março, pelo placar mínimo para levar a decisão para os pênaltis, mas um gol luso na Rússia praticamente acabaria com o confronto.