Pan 2023: Rebeca é poupada e está fora da disputa do solo na ginástica

Medalhista de prata no solo no Mundial de Ginástica Artística, Rebeca Andrade vai entrar na disputa do aparelho nos Jogos Pan-Americanos apenas se alguma atleta precisar ser substituída. Em Santiago, porém, ela disputa quatro medalhas, incluindo por equipe.

O que aconteceu

A seleção brasileira de ginástica artística realizou, no fim da tarde de hoje (19), o treino de pódio, uma espécie de ensaio geral que simula a competição.

Durante o treino, Rebeca Andrade foi a última a fazer a apresentação no solo, mas não completou todos os movimentos, ao contrário das companheiras de time.

A decisão da comissão técnica em poupar foi tomada de forma conjunta com a atleta.

"Queremos dar uma segurada, porque precisa desse esforço todo. Ela é a quinta menina, não se apresenta. Só [se apresenta] se acontecer alguma coisa. O solo dela é muito melhor, mas treinar solo, para ela, e os quatro aparelhos, é muito desgastante. Então, preferimos que ela faça dois saltos de disputa, e tente pegar a final no salto, na paralela, na trave", explicou o técnico Francisco Porath Neto, o Xico.

"Mesmo que ela fizesse solo, teria de fazer dois dias porque esse formato de competição é seguido. Então, é classificatória e aí, já no outro dia, tem o individual geral. Fazer de novo e ainda possivelmente pegar a final de solo é muito pesado", completou.

Rebeca Andrade vai competir nas barras assimétricas, salto e trave. As disputas da modalidade começam no sábado, com o masculino, mas a equipe feminina só compete no domingo.

Atletas da ginástica artística, com Rebeca Andrade ao centro, no Pan 2023
Atletas da ginástica artística, com Rebeca Andrade ao centro, no Pan 2023 Imagem: Ricardo Bufolin/CBG

Deixe seu comentário

Só para assinantes