Estudantes de medicina ficam nus para provocar rivais em jogo feminino

Vídeos com estudantes dos cursos de medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa) e do Centro Universitário São Camilo geraram revolta nas redes sociais durante o fim de semana.

Nas imagens, gravadas em maio durante um torneio amistoso entre equipes esportivas de algumas faculdades, homens exibem o órgão sexual durante uma partida de vôlei entre equipes femininas, enquanto um outro grupo, composto por homens e mulheres, mostra as nádegas.

O que aconteceu

Em um dos vídeos, é possível ver cerca de 20 alunos da Unisa com as calças abaixadas e exibindo os órgãos sexuais masculinos, alguns deles cobertos pelas mãos, durante um jogo de vôlei feminino. Eles estavam na arquibancada acompanhando o evento.

Um outro vídeo deste mesmo grupo mostra o momento em que eles correm pelados pela quadra.

Um grupo com cerca de 15 alunos da São Camilo também foi filmado com as calças abaixadas exibindo as nádegas em direção à torcida rival.

A partida entre Unisa e São Camilo aconteceu no Calomed (competição entre calouros da faculdade de medicina), em maio, em São Carlos, no interior de São Paulo.

A reportagem tentou contato com a Universidade São Camilo e com a Unisa por telefone e por email, mas não obteve retorno. A matéria será atualizada caso haja algum posicionamento. No fim da tarde de hoje, a São Camilo publicou uma nota oficial em seu Instagram.

A reportagem também questionou a Secretaria de Segurança Pública se foi feita alguma ocorrência sobre o caso, mas não obteve retorno até a publicação da matéria. O texto será atualizado caso haja algum posicionamento.

"Não houve masturbação"

A reportagem ouviu alunos presentes na partida polêmica. Eles alegaram, sob condição de anonimato, que os homens não se masturbaram, como foi relatado em alguns posts das redes sociais.

Continua após a publicidade

Segundo os alunos, os homens estavam tapando os respectivos órgãos com as mãos e não teria ocorrido a masturbação coletiva.

Polícia investiga caso

A Polícia Civil de São Paulo iniciou investigações para identificar os alunos que ficaram nus. A polícia determinou o registro de um B.O (boletim de ocorrência) na DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São Carlos horas depois de o caso ser disseminado nas redes sociais.

Além disso, o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), notificou a Unisa para apurar quais as providências tomadas pela instituição em relação ao episódio. "É inadmissível que futuros médicos ajam com tamanho desrespeito às mulheres e à civilidade", escreveu o ministro Camilo Santana no Twitter.

Posição da Atlética da Medicina de Santo Amaro

Hoje, após a circulação do vídeo, a Atlética da Medicina de Santo Amaro (Associação Atlética Acadêmica José Douglas Dallora) emitiu um posicionamento oficial. Em contato com a reportagem, a Atlética destacou que vai ter uma reunião com a Unisa para abordar o assunto e afirmou que, após o ocorrido, passará a expulsar de seu quadro integrantes que repitam o ato.

Continua após a publicidade

O grupo ainda destaca que, na ocasião em que os episódios ocorreram, não houve nenhuma repercussão do caso, nem reclamações ou punições aos envolvidos.

"A Associação Atlética Acadêmica José Douglas Dallora (A.A.A.J.D.D.) vem, por meio desta, manifestar-se oficialmente sobre o episódio que tem circulado nas redes sociais, com apontamento para a Intermed (realizada entre os dias 2 a 9 de setembro de 2023).

As filmagens circuladas pela mídia não são contemporâneas e não representam os princípios e valores pregados pela A.A.A.J.D.D.

Não toleramos ou compactuamos com qualquer ato de abuso ou discriminatório. Assim, atletas, torcedores, equipe técnica e todos os envolvidos em nossas competições e eventos são, por nós, incentivados sempre a terem comportamentos pautados em princípios éticos e sociais em que prevaleçam o respeito, a inclusão e igualdade.

Reiteramos o compromisso exclusivo com o esporte e seu incentivo dentro do ambiente acadêmico, por acreditar que o mesmo é fundamental para a saúde e o desenvolvimento do atleta."

Posição do Centro Acadêmico Rubens Monteiro de Arruda

Em uma postagem no Instagram, o Centro Acadêmico Rubens Monteiro de Arruda, da mesma faculdade, também lamentou o ocorrido.

Continua após a publicidade

"Repudiamos as atitudes demonstradas nos vídeos que estão circulando nas mídias sociais. Tais feitos são um retrocesso para a nossa universidade e, portanto, não representam a nossa querida casa", diz a postagem.

Posição da Universidade São Camilo

O Centro Universitário São Camilo publicou uma nota por meio da conta oficial no Instagram, repudiando atos praticados na competição esportiva.

O Centro Universitário São Camilo - SP informa que sua Atlética do curso de Medicina não participa do Intermed. Porém, de 28 de abril a 01 de maio deste ano esteve presente em outro evento esportivo chamado CalomMed, em São Carlos (SP), quando as alunas de Medicina da instituição disputaram um jogo contra a equipe da Unisa.

Os alunos daquela Universidade, tendo saído vitoriosos, segundo relatos coletados, comemoraram correndo desnudos pela quadra. Não foi registrada, naquele momento, nenhuma denúncia por parte das nossas alunas referente à importunação sexual.

O Centro Universitário São Camilo - SP manifesta solidariedade e apoio às suas alunas e repudia quaisquer atos que possam atentar contra as mulheres e a dignidade humana. Acreditamos que o pudor e os bons costumes devem prevalecer, especialmente quando se trata de ambientes acadêmicos, onde a formação de novos e bons profissionais é o compromisso maior com a sociedade.

Continua após a publicidade

Cultura de abusos em trotes no curso de medicina da Unisa

Existe uma cultura de abusos em trotes da Universidade Santo Amaro (Unisa). O UOL investigou por dois meses relatos que envolviam práticas graves na instituição.

Tapas, socos e cuspe no rosto, humilhações públicas e em meios digitais são alguns dos fatos relatados. A lista de constrangimentos é extensa.

Inclui faxinar a casa de veteranos, ajoelhar-se para ouvir xingamentos aos gritos, aceitar apelidos —inclusive de cunho racista—, seguir regras de vestimenta e de circulação, além de enviar ou receber fotos de genitálias masculinas por redes sociais ou aplicativos de mensagens.

"A tradição dos bixos [sic] homens na abertura é correr pelado na quadra com as outras faculdades", disse um dos participantes.

É cobrado também que se demonstre conhecimento sobre o histórico de uma cultura de abusos que se arrasta há anos, de acordo com alunos e ex-alunos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes