Topo

Fórmula Indy: carro capota sete vezes, mas piloto sai ileso; veja

Simon Pagenaud, piloto francês, capotou sete vezes durante treino da Fórmula Indy - Reprodução
Simon Pagenaud, piloto francês, capotou sete vezes durante treino da Fórmula Indy Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

01/07/2023 18h04

Um acidente envolvendo o piloto francês Simon Pagenaud causou apreensão durante um treino para a etapa de Mid-Ohio da Fórmula Indy, hoje (1°).

O que aconteceu

Pagenaud perdeu o controle do carro ao tentar fazer uma curva. O veículo caiu no cascalho ao lado da pista e capotou sete vezes até parar na barreira de pneus [veja o vídeo no final da matéria].

Apesar do acidente, o piloto francês conseguiu deixar o carro normalmente e, inclusive, deu uma entrevista antes de ser avaliado pelos médicos.

Pagenaud se disse grato ao aeroscreen, proteção do cockpit que protege os pilotos em acidentes como esse. Além disso, o francês explicou como se deu o acidente em sua perspectiva.

Foi um baita volta com certeza. Algo quebrou e eu não consegui desacelerar. Eu tentei fazer a curva de qualquer maneira, pensei: 'talvez eu consiga'. E eu sei que o cascalho é letal. Michael Andretti já fez isso, acho que estou me juntando a outra lenda, o que é legal. Mas foi apenas uma tentativa de escapar. É em declive, o que é loucura. Basicamente, o carro decolou. Eu bati no cascalho e ele simplesmente rolou. Então, estou feliz por não ter passado por cima do muro de pneus e muito feliz por termos o aeroscreen. Estou muito grato à IndyCar e pela segurança do aeroscreen" Simon Pagenaud, piloto francês da Fórmula Indy

Fórmula Indy se manifesta

Pouco tempo depois do acidente, a Fórmula Indy soltou um comunicado onde explicou a situação médica de Pagenaud após o acidente.

Na nota, a Indy diz que o piloto foi liberado após ser avaliado, mas não liberou Pagenaud para voltar aos treinos. A participação dele nas atividades de amanhã (2) será definida após um nova avaliação.

Após o incidente desta manhã no Mid-Ohio Sports Car Course, o piloto do carro número 60, Simon Pagenaud, foi avaliado e liberado pela equipe médica da Indycar. De acordo com o protocolo da Indycar, Pagenaud não foi liberado para voltar às corridas hoje. Ele será reavaliado amanhã de manhã" Fórmula Indy

Veja o acidente de Pagenaud