Topo

Fórmula 1

Emerson Fittipaldi vai se candidatar ao Senado da Itália

Emerson Fittipaldi, ex-piloto da F1, será candidato ao Senado na Itália - Greg Salibian/Folhapress
Emerson Fittipaldi, ex-piloto da F1, será candidato ao Senado na Itália Imagem: Greg Salibian/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

15/08/2022 12h40

O ex-piloto da Fórmula 1 Emerson Fittipaldi anunciou nesta segunda-feira que será candidato ao Senado italiano nas eleições parlamentares, que acontecem em setembro. O brasileiro vai concorrer sob a bandeira do partido Fratelli d'Italia.

Fundado em 2012, o partido representa a extrema-direita italiana e tem a nacionalista Giorgia Meloni como líder, apontada como forte candidata ao cargo de primeiro-ministro da Itália nas próximas eleições. As origens históricas do Fratelli d'Italia estão ligadas à Aliança Nacional, ideologicamente alinhada ao nacionalismo e conservadorismo. Fittipaldi apoiará o candidato à reeleição na Câmara, Luis Roberto Lorenzato (Lega).

Entre as propostas do ex-piloto brasileiro estão promover o esporte integrando os ítalos descendentes do Brasil e América do Sul com as políticas e projetos de desenvolvimento da atividade por meio dos fundos de apoio ao atleta e desporte tanto da Itália como da União Europeia; e a defesa do Direito de Sangue da Cidadania Italiana, incluindo na Constituição Italiana.

Ainda na área do esporte, Fittipaldi defende a imediata admissibilidade de atletas oriundi (pessoas de ascendência italiana nascidas no exterior) nas ligas esportivas e agilização do processo de reconhecimento da cidadania italiana. Também está entre seus objetivos criar e fomentar campeonatos esportivos para italianos no mundo, que serão realizados na Itália.

Fittipaldi também pretende lutar pelo reconhecimento automático de diplomas dos ítalo-brasileiros e da América do Sul além do acordo de reciprocidade das principais ordens de categoria funcional —OAB, CRM, CREA etc.

"Estou muito feliz em concorrer ao Senado Italiano por meio das eleições parlamentares de setembro. Já tenho várias propostas desenhadas e todas elas têm como objetivo promover ações ligadas aos brasileiros em terras italianas, tanto ligadas à cultura quanto ao esporte. Espero ter o apoio dos cidadãos ítalo-brasileiros e dos meus queridos amigos da América do Sul", disse Fittipaldi em nota.

Candidatos com nacionalidade reconhecida

A Itália elege representantes no exterior desde 2006. No entanto, para concorrer a um cargo é necessário ter sua cidadania italiana reconhecida. Este é o caso de Fittipaldi, que é neto de imigrantes italianos.

Fittipaldi foi bicampeão da Fórmula 1, em 1972 e 1974, campeão da Fórmula Indy, em 1989, e bicampeão das 500 milhas de Indianápolis, em 1989 e 1993. Com essas conquistas, ele é o único piloto na história a vencer a F1 e as 500 Milhas por duas vezes.

No Brasil, Fittipaldi travou uma batalha para evitar a penhora de seus troféus e carros históricos e, recentemente, fez um acordo com um de seus credores, a Sax Logística de Shows e Eventos, por uma dívida de R$ 416 mil, referente à organização das "6 horas de São Paulo" em 2012.

Fórmula 1