Topo

Fórmula 1

Hamilton ganha aliado inesperado em polêmica dos piercings na Fórmula 1

Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, vem se manifestando contra a decisão da FIA - Peter Fox/Getty
Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, vem se manifestando contra a decisão da FIA Imagem: Peter Fox/Getty

Do UOL, em São Paulo

20/05/2022 11h43

Helmut Marko, consultor da Red Bull, saiu em defesa de Lewis Hamilton sobre a polêmica dos piercings na Fórmula 1. O ex-piloto trocou farpas com o britânico da Mercedes ao longo dos últimos meses.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) vai reforçar a aplicação da regra que proíbe que pilotos usem joias, piercings e relógios nas corridas. A norma vale desde 2004, mas nunca tinha sido efetivamente fiscalizada. A justificativa da entidade é que a presença de acessórios pode atrapalhar os pilotos em caso de acidentes.

Hamilton tem até o GP de Mônaco, no final de maio, para remover seu piercing no nariz, o que exige um procedimento cirúrgico. Ele vem se manifestando contra a regra e já protestou usando três relógios, oito anéis e quatro correntes em uma entrevista coletiva.

Agora, antes do GP da Espanha, Marko, famoso por frases polêmicas na Fórmula 1, ficou ao lado do piloto da Mercedes.

"Acho que eles foram longe demais. Esta deve ser uma decisão pessoal dos pilotos. Não me lembro há quanto tempo Hamilton está na Fórmula 1, mas ele usa essas joias todos esses anos. Então, por que eles decidiram de repente inventar isso?", disse o consultor da Red Bull ao grupo de mídia RTL.

"Acho que temos outras coisas com que nos preocupar. Devemos aceitar e respeitar a individualidade de cada piloto. Estou do lado de Hamilton? Sim, estou, e esta é minha opinião honesta", acrescentou Marko.

Fórmula 1