Topo

Pais levam filho de 6 anos para maratona de 42km e são criticados

 Ben e Kami Crawford levaram seu filho de seis anos para uma maratona e receberam críticas - Montagem/UOL
Ben e Kami Crawford levaram seu filho de seis anos para uma maratona e receberam críticas Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/05/2022 10h04

O casal de atletas e influencers esportivos Ben e Kami Crawford estão recebendo diversas críticas nos Estados Unidos após levarem seu filho Rayner, de apenas seis anos, para correr uma maratona de 42km ao lado deles na cidade de Cincinnati, em Ohio.

A criança terminou a prova com pouco mais de 8 horas e 30 minutos e viralizou nas redes sociais. A história chegou até a atleta olímpica Kara Goucher, que utilizou suas redes sociais para se indignar com o episódio.

"Não sei quem precisa ser informado sobre isso, mas com seis anos você não compreende os impactos físicos de uma maratona. Aos seis anos você não compreende o que é abraçar o sofrimento. Aos seis anos, sofrendo fisicamente, você não compreende que tem o direito de parar e deve parar", escreveu Kara.

"Não estou questionando nenhuma motivação e dizendo são pais ruins, mas como atleta olímpica, eu tenho certeza que isso não faz bem para a criança. Crianças são crianças. Deixe que elas corram por aí, mas como pais é necessário proteger seus corpos e suas mentes em formação", acrescentou

A corredora de 43 anos foi medalha de prata no Campeonato Mundial de Atletismo de 2007 nos 10 mil metros. Além disso, representou os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e em Londres, em 2012.

kara - Streeter Lecka/Getty Images - Streeter Lecka/Getty Images
Kara Goucher durante os Jogos Olímpicos de Londres em 2012
Imagem: Streeter Lecka/Getty Images

O casal Crawford, que tem seis filhos, tem um canal no Youtube que se chama 'Fight for Together', eles postaram vários vídeos mostrando o filho de 6 anos treinando para a maratona.

Após a repercussão negativa envolvendo Rayner, eles se defenderam através de uma publicação no Facebook e ressaltaram que correr a maratona até o fim foi um próprio desejo da criança.

Veja o comunicado da família na íntegra:

Nós nunca forçamos nenhum dos nossos filhos a correr uma maratona e não podemos imaginar que algo assim seja possível, seja em termos físicos ou emocionais. Damos a possibilidade de escolha para cada um deles a cada corrida. Ano passado, dois deles correram sem a nossa companhia. Em 9 anos, recebemos 53 medalhas, a maioria das crianças.

Após o nosso de 6 anos implorar para se unir a nós, permitimos que ele treinasse e tentasse. Falamos com ele que era só 50% de chances dele chegar ao fim e permitimos que ele parasse a qualquer momento, quando ele quisesse ou se achasse que a segurança dele estava em risco

Perguntamos várias vezes se ele queria parar e ele foi muito claro que queria continuar. Não vimos nenhum sinal de exaustão ou desidratação e respeitamos a vontade dele de seguir correndo.