Topo

Fórmula 1

Ex-Fórmula 1, Mazepin tem R$ 540 milhões congelados na Itália

Nikita Mazepin fez apenas uma temporada na F1 e saiu por causa da guerra na Ucrânia - Divulgação
Nikita Mazepin fez apenas uma temporada na F1 e saiu por causa da guerra na Ucrânia Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/04/2022 12h56

A Guarda de Finanças da Itália anunciou na manhã de hoje (11) o congelamento de um complexo imobiliário de uso residencial em Portisco, na região da Sardenha, que pertence ao oligarca russo Dmitry Arkadievich Mazepin e seu filho, o ex-piloto de Fórmula 1 Nikita Mazepin. O valor estimado do local é de 105 milhões de euros (quase R$ 540 milhões).

De acordo com as informações oficiais, toda a área residencial de luxo pertencia a uma empresa que é "atribuível" aos dois por meio de um "vínculo de sociedade estrangeira". O bloqueio é parte da lista de sanções internacionais da União Europeia à qual o piloto e seu pai foram incluídos no mês passado.

Dmitry Mazepin é dono da empresa química Uralchem e, conforme o comunicado, Nikita "é uma pessoa associada a um empresário (seu pai) envolvido em setores econômicos que fornecem uma substancial fonte de receitas para o governo da Federação Russa, que é responsável pela anexação da Crimeia e pela desestabilização da Ucrânia".

A Uralchem tem como subsidiária a Uralkali, empresa de fertilizantes que foi a principal patrocinadora do piloto e da equipe que ele defendia na Fórmula 1, a Haas. Os contratos do piloto e do patrocínio foram encerrados em 5 de março, na esteira das reações à invasão da Ucrânia pelo exército russo.

Fórmula 1