Topo

Fórmula 1

F1: Haas publica foto de Pietro Fittipaldi e sem patrocínio russo

Piloto de testes da Haas, Pietro Fittipaldi pode ganhar o assento de Nikita Mazepin - Mark Thompson/Getty Images
Piloto de testes da Haas, Pietro Fittipaldi pode ganhar o assento de Nikita Mazepin Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/03/2022 15h33

Em meio à indefinição sobre seus pilotos para a temporada 2022 da Fórmula 1, na tarde de hoje (3) a equipe Haas publicou uma foto misteriosa em suas redes sociais. A imagem mostra o carro de Pietro Fittipaldi, o mais cotado para assumir a vaga de Nikita Mazepin caso o russo deixe a F1.

"Em uma semana estaremos de volta à pista para os testes de pré-temporada no Bahrein", publicou o perfil oficial da equipe. O que chamou a atenção dos fãs, porém, foi o carro "escolhido" para a fotografia: o de Pietro, provavelmente no final de semana do GP do Sakhir de 2020, no qual o brasileiro substituiu Romain Grosjean.

É uma escolha inusitada, afinal a Haas correu no Bahrein em 2021 com Mazepin e Mick Schumacher. Na ocasião, o carro da equipe estava todo estilizado em branco para representar as cores da bandeira da Rússia, país do bilionário Dmitry Mazepin, que além de pai de Nikita também patrocina a equipe por meio de sua empresa Uralkali. No entanto, na publicação de hoje, a fotografia é de um GP anterior às cores russas. E com Pietro no volante.

A relação entre Uralkali e Haas parece estar por um fio devido à invasão da Rússia à Ucrânia. Dmitry Mazepin é um empresário próximo do presidente russo Vladimir Putin e por isso pode ser alvo de sanções de países da União Europeia. A guerra tem sido assunto central na Fórmula 1 desde a semana passada, e a Haas vive o dilema de manter ou não o patrocínio de um oligarca russo.

Neste cenário, há duas grandes indefinições: a continuidade ou não da Uralkali na equipe e, a partir disso, a permanência ou não de Nikita Mazepin como piloto da Haas. O russo já foi proibido de disputar o GP do Reino Unido deste ano, em Silverstone, e pode perder o assento justamente pelas reações da comunidade da F1 à invasão russa na Ucrânia. O chefe da equipe, Gunter Steiner, já avisou que Pietro Fittipaldi é o favorito a assumir o carro caso Mazepin saia.

Pietro ou Giovinazzi?

A Sky Sport alemã publicou nesta tarde que Pietro Fittipaldi seria o escolhido da Haas para substituir Nikita Mazepin nesta temporada da Fórmula 1. O site afirma que a equipe já tomou esta decisão e que o anúncio é questão de tempo. Já o jornal Bild diz que o substituto de Mazepin não seria Pietro, mas o italiano Antonio Giovinazzi, que defendeu a Alfa Romeo na temporada de 2021.

Fórmula 1