Topo

Fórmula 1

Hamilton pode ser punido por não comparecer em premiação da FIA

Lewis Hamilton antes do GP de Abu Dahabi - REUTERS/Hamad I Mohammed
Lewis Hamilton antes do GP de Abu Dahabi Imagem: REUTERS/Hamad I Mohammed

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/12/2021 07h40

Lewis Hamilton e Toto Wolff, diretor executivo da Mercedes, decidiram não comparecer à premiação da FIA. Com isso, o novo presidente da Federação, Mohammed Ben Sulayem, garantiu que vão investigar o motivo da ausência do piloto na cerimônia.

As regras da Fórmula 1 determinam que os três primeiros pilotos do campeonato devem comparecer à cerimônia anual de premiação da FIA. Em outras palavras, Hamilton cometeu uma ofensa pela qual pode ser punido. Essa sanção deve ser financeira e não no quesito desportivo.

"Regras são regras no final do dia. Ele estava violando? Eu tenho que investigar. Claro, teremos que seguir nossas regras também. (...) Mas, definitivamente, se houver alguma infração, não há perdão nisso", disse Mohammed Ben Sulayem.

As ausências de Hamilton e Wolff deixam claro que a escuderia não ficou satisfeita com o que aconteceu no Grande Prêmio de Abu Dhabi. Houve muita controvérsia sobre as decisões de Michael Masi, diretor de corrida da F1, e dos comissários, que rejeitaram dois protestos da Mercedes após a prova que deu o título a Max Verstappen, da Red Bull.

O novo presidente da FIA, que acaba de substituir Jean Todt - que esteve no comando da Federação por 12 anos - acrescentou: "Eu sei que Lewis está muito triste com o que aconteceu e uma palavra que eu diria é que ele está quebrado. Mas temos que ver se houve alguma infração. Não posso dizer por agora, só presidente há apenas algumas horas".

Fórmula 1