Topo

Fórmula 1

F1: Hamilton x Verstappen podem repetir Senna x Prost?

Lewis Hamilton e Max Verstappen chegam à última prova da F1 2021 "empatados"; cenário relembra Senna x Prost em 1989 - REUTERS
Lewis Hamilton e Max Verstappen chegam à última prova da F1 2021 "empatados"; cenário relembra Senna x Prost em 1989 Imagem: REUTERS

Do UOL, em São Paulo

08/12/2021 04h00

A emocionante briga pelo título da atual temporada da Fórmula 1, que tem Lewis Hamilton (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull) como protagonistas, traz a alguns fãs da categoria a recordação da épica batalha entre Alain Prost e Ayrton Senna no Japão em 1989.

As semelhanças entre as duas situações foram lembradas pelo jornal Daily Mail, que fez uma retrospectiva da corrida em Suzuka ocorrida há 32 anos e mostrou que o GP de Abu Dhabi, marcado para este fim de semana, é um "aviso da história".

Voltando no tempo...

Na ocasião, a prova em Suzuka era a penúltima da temporada, e o brasileiro precisava vencer as duas corridas para alcançar o francês e tornar-se bicampeão mundial.

Durante a parte inicial da prova, Prost liderou e viu o rival na 2ª posição —sem ser, no entanto, ameaçado. Depois dos pit stops, Senna partiu para o "tudo ou nada" e passou a pressionar o europeu já nas 10 últimas voltas do evento.

Na 47ª volta, o piloto da McLaren ousou e mergulhou por dentro na chicane da pista japonesa. Sem recuar, Prost, que tinha a vantagem na tabela, jogou o seu carro para cima do brasileiro. Os dois pararam fora do circuito.

Com a batida, o francês saiu do carro visivelmente satisfeito com a manobra, já que sairia vencedor do campeonato. Senna, em apuros, pressionou os fiscais a empurrarem o seu carro. Depois de retornar para a pista, o brasileiro precisou ir aos boxes para reparar a asa.

Na saída, Senna voltou atrás do novo líder, o italiano Alessandro Nannini. Arriscando novamente, o brasileiro deu show e conseguiu ultrapassar o carro da Benetton, vencendo de maneira heroica o GP. Momentaneamente...

Ayrton Senna e Alain Prost eternizaram uma das maiores rivalidades da história da Fórmula 1 - Tony Feder/Allsport/Getty - Tony Feder/Allsport/Getty
Senna e Prost eternizaram uma das maiores rivalidades da história da Fórmula 1
Imagem: Tony Feder/Allsport/Getty

O que era para ser uma festa, no entanto, virou revolta para os fãs brasileiros. Isso porque os responsáveis pela prova consideraram que Senna "cortou caminho" durante o acidente com Prost.

Ele foi desclassificado por "não completar a distância da corrida" e viu Prost —que também havia abandonado— ficar com o título. Nannini ficou com a vitória da corrida.

"A questão é se algo semelhante a Prost-Senna em 1989 acontecerá entre Verstappen e Hamilton em Abu Dhabi", cravou o Daily Mail.

"As apostas não poderiam ser maiores... e é exatamente por isso que uma sequência de Suzuka não pode ser descartada", ressaltou o jornal.

A atual situação

Max Verstappen (Red Bull) e Lewis Hamilton (Mercedes) durante GP da Arábia Saudita - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Max Verstappen (Red Bull) e Lewis Hamilton (Mercedes) durante GP da Arábia Saudita
Imagem: Reprodução/Twitter

Tanto Verstappen quanto Hamilton somam 369,5 pontos e têm o GP de Abu Dhabi, último evento da temporada de 2021, para definir quem vai ficar com o troféu.

No momento, quem está à frente pelo critério de desempate é o piloto holandês, que venceu um GP a mais na temporada. Para ele, portanto, um abandono duplo garante o troféu.

Nesta terça-feira, o pai do piloto holandês, Jos, afirmou que seu filho "fará de tudo pela vitória". Apesar disso, o ex-piloto disse não acreditar que uma batida proposital vá acontecer.

Fórmula 1