Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

Seixas: "Pérez endureceu para Hamilton e foi o nome da corrida"

Do UOL, em São Paulo

10/10/2021 13h30

A pista molhada no circuito de Istanbul Park sugeriria uma corrida interessante, mas o GP da Turquia teve poucos momentos de emoção. No mais emblemático deles, Sergio Pérez e Lewis Hamilton travaram uma bela disputa por posição, com o piloto da Red Bull levando a melhor. Além da questão do erro estratégico da Mercedes, o tempo perdido atrás do mexicano também atrapalhou os planos do britânico, quinto colocado em uma prova vencida por Valtteri Bottas.

No Fim de Papo F1, live pós-corrida do UOL Esporte - com os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes - os comentaristas analisaram alguns dos principais momentos da corrida. Para Seixas, o maior destaque em Istambul foi Pérez, exatamente por segurar Hamilton e terminar em terceiro lugar.

"Um cara que merece aplausos e, para mim, foi o nome da corrida, é o Pérez. O melhor momento da prova foi o duelo entre ele e Hamilton, que veio com tudo para cima dele com toda a certeza do mundo de que iria passá-lo. Mas o Pérez endureceu. Eles fizeram quatro curvas lado a lado. Em um duelo entre Pérez e Hamilton a gente sempre acha que a posição vai ficar com o Hamilton. O Pérez segurou e só perdeu a posição quando parou nos boxes", destacou o colunista.

Nessa disputa ocorrida na pista, a comemoração não foi só do mexicano. Max Verstappen, de certa forma, também se beneficiou, já que seu companheiro de equipe evitou que Hamilton ensaiasse uma aproximação caso fizesse a ultrapassagem. O holandês foi o segundo colocado na prova e retomou a liderança do Mundial de Pilotos, seis pontos à frente do britânico.

Pérez, porém, não foi o único a segurar Hamilton, como destacou Gomes. "Devemos fazer uma menção honrosa a Tsunoda. O Hamilton ficou seis voltas atrás dele. Para se ter uma ideia do prejuízo dele, o Hamilton chegou no Pérez na volta 31 e só foi ganhar a posição na volta 38, quando o Pérez foi para os boxes. Isso foi distanciando muito o Hamilton do Verstappen. Muita gente achava que, em algum momento da corrida eles iriam se encontrar, mas nem se viram", comentou.

Seixas traçou uma linha do tempo do britânico na prova para mostrar que, logo no começo da corrida, ele não progrediu tanto quanto gostaria. "O Hamilton foi 11º no grid. Logo no começo, ganhou a posição do Alonso, que se enroscou com o Gasly, e passou o Vettel. Mas ele estancou atrás do Tsunoda. Ele o ultrapassou na oitava volta, mas aí a turma que já estava lá na frente abriu 20 segundos. Ele passou Stroll, Norris e Gasly. Chegou à quinta posição, onde ele terminou. Não conseguiu avançar muito além disso", concluiu.

Não perca! A próxima edição do Fim de Papo F1 será em 24 de outubro, após o GP dos Estados Unidos.

Fórmula 1