Topo

Fórmula 1

Exposição de Senna terá história contada na voz do piloto e holograma

Do UOL, em São Paulo

05/10/2021 14h23

Ayrton Senna será homenageado na exposição "Eu, Ayrton Senna da Silva", que conta detalhes da vida do ex-piloto da Fórmula 1, como as primeiras vitórias no kart e os tempos de glória com o tricampeonato mundial na F-1.

A história ainda será contada com a voz de Senna, gerada por inteligência artificial. O ambiente será dividido em dez temas diferentes.

A mostra acontece no Shopping VillaLobos, na zona oeste de São Paulo, de 8 de outubro a 15 de novembro, de terça a domingo, em horários alternados.

Veja como a exposição será dividida:

1. Esta é a minha história
A abertura da exposição busca fazer uma inversão de narrativa, trazendo um vídeo com imagens de como o público conhece Ayrton e, em seguida, o piloto assume a condução da história.

2. Aqui Eu Sou o Beco: Memórias de Infância
O espaço traz as memórias de Ayrton de sua infância por meio de fotos e áudios da família.

3. Paixão pela Velocidade e Outros Hobbies
A sala exibe a vida de Ayrton fora das pistas, mostrando um pouco de suas paixões, objetos pessoais, hobbies e outros gostos.

4. Sala do Kart: Oficina do Ayrton
Mostra a habilidade de Ayrton com a mecânica e seu histórico no kart. Seu hábito de desmontar o kart levou seu pai a construir uma oficina em sua casa.

5. Inglaterra: Momento da Escolha
A etapa é dividida em três ambientes. É retratada a fase de Ayrton quando foi para a Inglaterra e disputou a FF1600. Depois de um período, ele decidiu retornar para o Brasil para trabalhar com o pai e voltou à Inglaterra, onde conquistou ainda triunfos na FF2000 e F3, até chegar nos testes para a Fórmula 1.

6. Por Dentro da Minha Mente
Uma das características de Ayrton era a concentração. Mas, por dentro da sua mente, uma série de conflitos e pensamentos influenciava a pilotagem. O visitante mergulha numa sala sonora onde pode participar dos pensamentos.

7. Rei da Chuva
O espaço traz uma experiência cenográfica, que inclui uma projeção que dá a sensação de chuva e remete à fama de Ayrton ser um dos melhores pilotos em pistas molhadas.

8. Vencer é Possível
A sala traz uma projeção imersiva com alguns dos momentos mais emocionantes da Fórmula 1, com uma mensagem motivacional.

9. Senna me Inspira
Como desdobramento da sala anterior, serão exibidos vídeos e fotos de como as pessoas de diferentes partes do mundo se inspiram em Ayrton.

10. Muito pela Frente
Na última fase da exposição, os visitantes poderão ver obras de arte inspiradas em Ayrton, além de um holograma da construção de uma escultura do piloto feita por Paula Senna, sobrinha de Ayrton.

Serviço:

Exposição "Eu, Ayrton Senna da Silva"
Data: 8 de outubro a 15 de novembro
Horário: Segunda: Fechada
Terça à sexta: 12h às 20h
Sábado: 10h às 22h.
Domingos e Feriados: 12h às 20h
Ingresso: Gratuito - reservar o ticket no site https://bileto.sympla.com.br/event/69232
Local: Shopping VillaLobos - no estacionamento do shopping
Endereço: Av. das Nações Unidas, 4777 - Alto de Pinheiros
Classificação: livre

Fórmula 1