Topo

Futsal: Argentina favorita? Neto e Falcão avaliam jogo decisivo do Brasil

Neto comemora com Falcão ao marcar o gol do Brasil na decisão do Mundial de futsal de 2012 - Lars Baron - FIFA/FIFA via Getty Images
Neto comemora com Falcão ao marcar o gol do Brasil na decisão do Mundial de futsal de 2012 Imagem: Lars Baron - FIFA/FIFA via Getty Images

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

29/09/2021 04h00

Você já imaginou a Argentina entrando como favorita em um jogo de futsal contra o Brasil? Pode soar estranho para quem não acompanha o esporte mais de perto, mas é esse o cenário atual para o decisivo confronto que acontece na tarde de hoje (29), às 14h (de Brasília), pelas semifinais da Copa do Mundo.

Nem mesmo os cinco títulos mundiais —contra apenas um da Argentina— colocam o país verde e amarelo à frente no confronto. Fato é que os hermanos carregam a condição de atuais campeões mundiais (o último campeonato aconteceu em 2016) e apresentam uma evolução incontestável no esporte nos últimos anos.

"Difícil a gente falar em Brasil x Argentina tendo a Argentina como favorita. Mas os resultados mostram; são os campeões mundiais, ganharam do Brasil recentemente aqui dentro. Mas é isso: deixa o favoritismo com eles, e a gente corre por trás. Tenho certeza de que isso não é problema para nenhum membro da seleção", afirma Neto, melhor jogador de futsal do planeta em 2012 e um dos destaques do título mundial daquele ano, em entrevista ao UOL Esporte.

Neto foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de futsal da Tailândia - Efe - Efe
Autor de dois gols na final, Neto foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de futsal da Tailândia, em 2012
Imagem: Efe

Acha que é uma opinião isolada? Falamos também com Falcão, o Rei do Futsal, que, apesar de ver o duelo equilibrado, também não coloca o Brasil como favorito.

"Eu vejo um confronto bem complicado, como têm sido os últimos. A Argentina evoluiu demais, atual campeã do mundo, e o Brasil vai ter que ir muito bem preparado para esse jogo. O confronto não tem favoritismo, mas a gente espera que a história prevaleça", diz o eterno camisa 12 em contato com a reportagem.

"Vejo que as principais seleções estacionaram e a outras, intermediárias, cresceram. E a Argentina não pode mais ser colocada como intermediária. Ela é a atual campeã do mundo e os resultados estão mostrando isso. Acho que vai ser um confronto bem equilibrado. O Brasil sempre foi favorito contra a Argentina, mas, de alguns anos para cá, isso já não existe mais. Vejo um confronto 50 a 50", acrescenta Falcão.

Em entrevista coletiva concedida ontem (28), o capitão Rodrigo também avaliou o confronto: "Eu acho que no futsal vai ser o maior Brasil e Argentina da história. É a maior competição que um atleta pode disputar no futsal, e a gente chega numa semifinal. A gente já se enfrentou em uma quartas de final, agora se enfrenta numa semi. É Brasil e Argentina igual ao do campo. A gente traz essa rivalidade, não tem jeito", diz.

"Os jogadores de campo nos assistindo. O Messi assistindo à Argentina, o Neymar assistindo ao Brasil. Então a gente chegou num nível muito elevado, que a gente gosta muito. Estávamos precisando desse carinho. A rivalidade é essa, é intensa. Dentro de quadra vamos tentar puxar para o nosso lado e colocar o Brasil no topo", acrescenta.

"O jogo mais emocionante que teve"

Falcão foi decisivo contra Argentina, na quartas de final da Copa de 2012, mesmo com paralisia facial - Lars Baron - FIFA/FIFA via Getty Images - Lars Baron - FIFA/FIFA via Getty Images
Falcão foi decisivo contra Argentina, na quartas de final da Copa de 2012, mesmo com paralisia facial
Imagem: Lars Baron - FIFA/FIFA via Getty Images

Não dá para falar de Brasil e Argentina no futsal e não lembrar do confronto épico que marcou a Copa do Mundo de 2012, vencida pelo time verde e amarelo. Neto e, principalmente Falcão, que jogou com paralisia facial, foram os grandes personagens da partida de quartas de final, que começou com a Argentina abrindo 2 a 0, e o Brasil conseguindo a virada (3 a 2) apenas na prorrogação; Neto fez o primeiro, e Falcão, que foi contra a recomendação dos médicos e assinou até um termo de responsabilidade para estar em quadra, fez os outros dois.

"É um confronto que me traz excelentes lembranças, inclusive a maior da minha carreira, que é lembrada por todo mundo até hoje", afirma Falcão. "Foi o jogo mais marcante da minha carreira, pela minha situação pessoal, com a situação do jogo, então, sempre que vejo um Brasil x Argentina, em qualquer que seja o esporte, tenho as melhores lembranças do mundo", acrescenta Falcão.

"Foi, talvez, o jogo mais tenso do Mundial, pelas circunstâncias e por tudo. E meu primeiro gol saiu, se não me engano, depois de seis bolas na trave. E onde passa boi, passa boiada, e foi com esse pensamento que a gente conseguiu encarar aquele jogo. E no momento do primeiro gol, você podia olhar para a cara de qualquer um, que todo mundo tinha certeza de que a gente iria vencer aquele jogo. A gente só precisava que uma bola entrasse para que nosso jogo continuasse a fluir e, com certeza, outras bolas entrariam. E foi o que aconteceu", recorda Neto.

"Mesmo que tenha sido na prorrogação, tivemos muitas chances no tempo normal. Com certeza é o jogo mais emocionante que teve. Um Brasil x Argentina assim, tenho certeza de que não teve, e nem vai ter. Acredito até que o jogo de amanhã não tenha todos esses prognósticos, de uma equipe abrir dois, empatar e ganhar na prorrogação... Não acredito. Acredito em um jogo bem estudado. Mas quem sair na frente tem grandes chances de levar", acrescenta.

A gente tinha uma seleção muito clara daquilo que a gente queria, desejava e podia conquistar. Em momento nenhum se viu ninguém desesperado, ninguém querendo aparecer mais, ninguém querendo pegar a bola, driblar e fazer o gol. E isso tudo conta nesse momento. E por esse motivo mesmo que nos sagramos campeões mundiais naquele ano. Teve muito disso. Cada um sabia seu papel e tentou desempenhar da melhor forma possível. (Neto)

"No futsal não tem provocação"

Diferentemente do campo, onde os países registram uma rivalidade histórica recheada de atritos e provocações, o Brasil x Argentina no futsal acontece em clima de paz. Falcão jogou muitos confrontos, e nunca viu desrespeito por parte dos hermanos.

Diferente do futebol, a Argentina e as equipes sul-americanas no geral têm muito respeito pelo Brasil. Nunca teve faísca, tem um respeito mútuo. No futsal não tem provocação. Eles jogam o futebol deles e a gente joga o nosso. Sempre foi um jogo muito respeitoso e limpo. Talvez tenha sido o confronto que mais tive e em nenhum momento dá para dizer que passou um pouco do limite de competitividade.

Final antecipada?

Seleção brasileira de futsal no jogo de estreia da Copa do Mundo, contra o Vietnã -  Chris Ricco - FIFA/ Colaborador/ Getty Images -  Chris Ricco - FIFA/ Colaborador/ Getty Images
Rodrigo (esq.) e Guitta são os remanescentes de 2012 que estão no grupo atual
Imagem: Chris Ricco - FIFA/ Colaborador/ Getty Images

Independentemente de quem levar a melhor, o vencedor do jogo de hoje (29) já é colocado como favorito para a grande decisão. Amanhã (30), Portugal e Cazaquistão se enfrentam em busca da outra vaga na final.

"Agora, é só esperar que a gente faça um grande jogo e o Brasil possa sair com o resultado positivo, até porque acredito que seja meio que uma final antecipada. Não desmerecendo as outras duas equipes, mas acho que o poderio tanto de Brasil como de Argentina vai falar mais alto", finaliza Neto.