PUBLICIDADE
Topo

Tênis

Guga relembra encontro com Senna que não aconteceu por acidente em Ímola

Gustavo Kuerten tinha 18 anos quando iria encontrar com Ayrton Senna - FFT
Gustavo Kuerten tinha 18 anos quando iria encontrar com Ayrton Senna Imagem: FFT

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

23/07/2020 16h16

No dia 3 de maio de 1994, Gustavo Kuerten tinha um encontro com ninguém menos do que o ídolo Ayrton Senna, em Portugal. Com 18 anos na época, o tenista foi da extrema alegria à inconsolável tristeza ao ver o piloto morrer no fatídico acidente na curva de Tamburello dois dias antes do compromisso entre ambos.

"Nós saímos do Brasil já esperando esse encontro. O campeonato era o pano de fundo. O que nós queríamos mesmo era conhecer o Ayrton. O tamanho que o Ayrton teve para o mundo inteiro vai além das conquistas, do jeito de pilotar. Tem uma nobreza", relembrou Guga em entrevista que irá ao ar no programa "Esporte Espetacular", da "TV Globo", no próximo domingo (26).

Guga embarcou para Portugal justamente na semana que antecedeu o acidente sofrido por Ayrton Senna. O campeão de Roland Garros estava prestes a disputar o seu primeiro torneio como atleta profissional e o seu empresário Antônio Carlos de Almeida Braga, o Braguinha, armou o encontro entre os dois gigantes do esporte brasileiro.

Senna tinha uma casa em Portugal, próximo à capital Lisboa. Logo depois da corrida, o piloto iria para terras lusitanas e, por isso, poderia encontrar Guga.

"Lembro que o Guga falou: 'Não acredito, a gente vai se encontrar!'. Foi aquela emoção. Era o sonho dele, e meu também, conhecer o Ayrton, poder pegar aquela energia dele", explica Larri Passos, treinador de Guga.

Ayrton Senna não resistiu à forte batida em uma barreira de concreto durante o Grande Prêmio de San Marino, no autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália.

Tênis