Topo

Los Angeles será sede da Olimpíada de 2028; Paris fica com 2024

Eric Garcetti, prefeito de Los Angeles, apresenta proposta da cidade para os Jogos - Greg Martin/COI/Divulgação
Eric Garcetti, prefeito de Los Angeles, apresenta proposta da cidade para os Jogos Imagem: Greg Martin/COI/Divulgação

Joseph Ax e Rory Carroll

Da Reuters

31/07/2017 15h44Atualizada em 31/07/2017 17h56

Está tudo certo para Los Angeles receber os Jogos Olímpicos de 2028. O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta segunda-feira (31) um acordo com a cidade norte-americana para 2028. O acerto abre caminho para Paris realizar a edição de 2024, restando apenas o anúncio oficial.

A informação havia sido dada pelo jornal “Los Angeles Times” no início desta segunda-feira, que afirmara que os organizadores das duas cidades haviam entrado em acordo.

“Los Angeles-2024 e o Comitê Olímpico trabalharam em um acordo para Los Angeles sediar os Jogos de 2028. O Conselho Municipal de Los Angeles se reunirá na sexta-feira para discutir a aceitação do acordo”, explicou a porta-voz da prefeitura de Los Angeles, Caolinn Mejza, à “CBS”.

O anúncio do COI, no entanto, não oficializa ainda a cidade como sede, mas a deixa como candidata única. De acordo com a nota oficial do COI, a ratificação de Los Angeles como anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2028 ocorrerá em setembro, quando o órgão se reunirá em Lima, capital do Peru.

Esta será a terceira vez que Los Angeles receberá uma edição dos Jogos Olímpicos. Anteriormente, a cidade foi anfitriã em 1932 e 1984. Paris, por sua vez, foi palco dos Jogos pela última vez em 1924.

Confira a nota oficial do COI:

O COI festeja esta decisão do Comitê de Candidaturas Olímpica e Paralímpica de Los Angeles. E temos o prazer de divulgar o contrato 2028 da cidade-sede de forma transparente e no momento correto.

Los Angeles apresentou uma excelente candidatura que abrange as prioridades de sustentabilidade da Agenda Olímpica 2020, maximizando o uso das instalações existentes e incentivando o envolvimento dos mais jovens no Movimento Olímpico.

Portanto, estamos muito felizes que, como parte deste Contrato da Cidade Anfitriã, possamos aumentar o acesso da juventude da cidade ao esporte e incentivar o estilo de vida saudável da cidade nos próximos 11 anos.

Estamos muito confiantes de que podemos chegar a um acordo tripartite sob a liderança do COI com Los Angeles e Paris em agosto, criando uma situação de ganho para os três parceiros. Este acordo será apresentado à Sessão do COI em Lima, em setembro, para ratificação.