Topo

Competição de triatlo reúne 4 mil atletas

14/03/2002 18h17

Lancepress!
No Rio de Janeiro

A 12ª edição Troféu Brasil de Triatlo, que terá a primeira de suas cinco etapas neste domingo, dia 17, a partir das 9h, em Santos, vai mostrar novamente a sua força. Uma das competições mais tradicionais do esporte no país e, talvez, no mundo, o torneio deve reunir mais de 4 mil participantes desde iniciantes na categoria amador até atletas renomados como a olímpica Carla Moreno ou o supercampeão argentino radicado em Santos Oscar Galindez.

Desde 1990, quando a competição pioneira reuniu 374 triatletas, até 2001, ano em que 4.160 participantes se inscreveram, o Troféu Brasil resiste a crises econômicas, a mudanças de moeda e a muitos outros desafios. Com a entrada do triatlo no calendário olímpico, em Sydney/2000, o esporte ganhou maturidade e solidez.

Os melhores triatletas brasileiros vão participar da prova. No masculino, Alexandre Manzan, Santiago Ascenço (GO), Virgílio de Castilho (RJ); Paulo Miyashiro (SP); Bruno Khouri (MG), entre outros, vão brigar pelo título que pertence ao argentino Oscar Galindez, atual pentacampeão do evento.

Já no feminino, a tricampeã Carla Moreno terá de brigar pelo primeiro lugar com as atletas Gisele Bertucci (PR), Rita Correia (RJ), Fernanda Garcia (SP) e Renata Machado (SP). Ao todo, o evento distribuirá R$ 60 mil em prêmios aos profissionais, além de troféus e medalhas para os amadores.