Topo

Estrangeiros esbajam confiança antes do Triatlo de Santos

22/02/2002 19h45

Da Redação
Em São Paulo

Confiança em uma boa performance. Essa é a opinião dos triatletas estrangeiros que estarão participando do 11º Triatlo de Santos, a mais tradicional disputa do país e única seletiva da Liga Profissional (TPT) da América Latina, que acontece neste domingo (24), a partir das 8h30, com largada na Praia do Boqueirão, em Santos (SP).

A canadense Carol Montgomery, bicampeã da prova, os norte-americanos Ken Glah, vencedor em 95, e Matthew Reed, campeão do Fast Triatlo deste ano, e o russo Alec Rukosuev foram unânimes em afirmar que estão prontos para fazer uma boa disputa.

Vencedora em 94 e 95 e vice-campeã mundial em 2000, Carol afirmou que está na hora de voltar a ocupar a topo do pódio. "Estou bem preparada e quero vencer mais uma vez. Trata-se de um prova difícil e bastante forte, na qual a maior disputa deverá ser com as brasileiras Sandra Soldan e Carla Moreno", destacou.

Apesar das estrangeiras terem vencido todas as edições do evento, ela declarou que considera as atletas nacionais muito fortes. "No ano passado, por exemplo, fiquei em terceiro lugar, atrás da Sandra. Tenho competido com as brasileiras no circuito e sei que elas são ótimas."

Entre os homens, as expectativas também são positivas. O experiente Ken Glah, primeiro colocado em 95 e um dos principais atletas do circuito mundial, afirmou estar muito bem e pronto para vencer.

"Conheço bem a disputa e sei de suas dificuldades, mas estou confiante em uma boa apresentação", disse. Ele ainda ressaltou que a prova reúne alguns dos melhores do mundo. "O Núbio faz um grande trabalho e o Triathlon de Santos atrai os grandes competidores. Dessa forma, fica muito difícil prever alguma coisa antes."

Seu compatriota Matthew Reed, que há quatro semanas venceu o Fast Triatlo, também em Santos, ressaltou que voltou ao Brasil para vencer. "É óbvio que meu objetivo é este e vou fazer de tudo para conseguir sucesso. Quero aproveitar o bom momento e o ritmo de competição para isso."

Matthew afirmou que aposta numa vitória de estrangeiros por achar que os brasileiros acabam sentindo a pressão. "Eles acabam sofrendo com o fato de ter de vencer e não conseguem superar os estrangeiros", finalizou.

O russo Alec Rukosuev, por sua vez, preferiu dizer que o problema é de cultura do esporte. "O problema é cultural. Afinal, os jovens brasileiros querem é jogar futebol e não fazer triatlo. Dessa forma, fica muito mais complicado para revelar valores e poder estar entre os melhores do circuito. Mesmo assim, há diversos competidores do país com destaque, com Alexandre Manzan e Leandro Macedo. São verdadeiros heróis."