Topo

Afiado desde o início, Federer passa sem sustos às oitavas no US Open

Roger Federer em ação no Aberto dos Estados Unidos em jogo contra Daniel Evans - Elsa/Getty Images
Roger Federer em ação no Aberto dos Estados Unidos em jogo contra Daniel Evans Imagem: Elsa/Getty Images

Alexandre Cossenza

Do UOL, em São Paulo

30/08/2019 14h34

Na estreia, Roger Federer cometeu 19 erros não forçados no primeiro set. Na segunda rodada, foram 17 falhas. Nesta sexta-feira, o suíço finalmente jogou bem desde o início no US Open de 2019. Foi assim, mostrando seu habitual tênis agressivo, só que com mais consistência, o ex-número 1 do mundo dominou o britânico Daniel Evans, #58 do planeta, por 6/2, 6/2 e 6/1.

A vitória coloca Federer nas oitavas de final de um slam pela 66ª vez na carreira - ele conseguiu isso nos últimos 15 slams que disputou. Seu próximo adversário em Nova York será o vencedor do jogo entre o espanhol Pablo Carreño Busta, #69, e o belga David Goffin, #15. Os dois duelam ainda nesta sexta, na Quadra 17.

Como aconteceu

Bem nos saques, bem do fundo da rede, melhor ainda nos voleios. O primeiro set de Federer foi muito diferente do apresentado pelo suíço nas rodadas anteriores, quando saiu atrás no placar contra Sumit Nagal e Damir Dzuhmur. Diante de Evans, o ex-número 1 esteve afiado, conquistando três chances de quebra já no quarto game. O britânico se salvou, mas Roger não perdoou no sexto game. Com um voleio curto e outra boa subida à rede, Federer quebrou o serviço do oponente, abriu 5/2 na sequência e, pouco depois, encaixou uma direita vencedora e uma devolução indefensável para chegar a outra quebra e fazer 6/2 em apenas 28 minutos.

Federer terminou o primeiro set com 12 winners e nove erros não forçados, e a dinâmica do jogo não mudou no começo da segunda parcial. Sem conseguir incomodar do fundo de quadra e pouco sucesso junto à rede (2/6 até então), Evans não conseguia comandar os pontos e virava vítima dos ataques do suíço. O britânico ainda salvou dois break points no segundo game, mas foi quebrado de zero no quarto e no oitavo games. Em 54 minutos, o placar já mostrava o veterano dois sets à frente.

A disparidade era tão grande que Federer venceu o placar de winners por 20 a 0 no segundo set. Evans ainda esboçou uma reação quando perdia a terceira parcial por 2/0 e conseguiu uma quebra de saque, mas de nada adiantou. Com um péssimo quarto game, o britânico perdeu o serviço outra vez, e o suíço não bobeou mais. Logo, abriu 4/1 e não olhou mais para trás.