Topo

Nadal estreia em forma no US Open e despacha algoz de Federer em 2018

Mike Stobe/AFP
Imagem: Mike Stobe/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/08/2019 22h26

Estrear em um slam contra John Millman, atual número 60 do mundo, não é a mais tranquila das tarefas. Ano passado, o australiano foi o responsável por eliminar Roger Federer nas oitavas de final do US Open. Rafael Nadal sabia bem do perigo e não deu margem para uma zebra nesta terça-feira, no Estádio Arthur Ashe. Com uma atuação sólida do começo ao fim, o espanhol fez 6/3, 6/2 e 6/2 e avançou à segunda rodada em Nova York.

Principal cabeça na metade de baixo da chave, Rafa também contou com sorte nas outras quadras. Quatro top 10 tombaram nesta terça-feira: Dominic Thiem, #4; Stefanos Tsitsipas, #8; Karen Khachanov, #9; e Roberto Bautista Agut, #10. Em sua sequência no torneio, o tricampeão do US Open (2010, 2013 e 2017) vai encarar na sequência o convidado australiano Thanasi Kokkinakis (#203), que estreou com vitória sobre o qualifier bielorrusso Ilya Ivashka (#144): 6/3, 7/6(8), 6/7(4) e 6/2.

Como aconteceu

Nadal começou a partida encarando um break point já no game inicial, mas se salvou com um bom saque e não foi ameaçado depois disso. Ganhando mais de 80% dos pontos com o primeiro serviço, apostou em sua consistência nas devoluções e foi recompensado já no quarto game. Após vencer um longo rali, viu Millman cometer um erro forçado de direita e conquistou a quebra. No sexto game, Rafa ainda teve outros dois break points, mas desperdiçou ambos com erros de backhand. Eles não fizeram falta, e o espanhol seguiu confirmando o saque até fazer 6/3.

Um dos grandes méritos de Nadal no jogo foi prender Millman no fundo de quadra. Sem conseguir subir à rede, o australiano precisava se virar em ralis na linha de base - especialidade do adversário. O mais provável acabou acontecendo.

Rafael Nadal US Open - Clive Brunskill/AFP - Clive Brunskill/AFP
Imagem: Clive Brunskill/AFP

No quinto game, com uma combinação letal de slice e forehand paralelos, Nadal anotou a primeira quebra do segundo set. Millman até conseguiu subir à rede no sétimo game, mas levou um lob espetacular e não se aventurou muito mais depois disso. Quem ganhou um ponto com seguidos voleios foi Rafa, que voltou a quebrar o australiano para fazer 5/2. Alguns minutos e alguns aces depois, o espanhol fechou o set em 6/2.

O terceiro set foi ladeira abaixo para Nadal. Cada vez mais senhor do jogo e diante de um Millman que não encontrava soluções, o espanhol abriu a parcial com uma quebra e fez 3/0 ganhando outro game no serviço do oponente. Nada mudaria a história do jogo depois disso. O espanhol encerrou o duelo com um 6 a 2.