Topo

Lenda do tênis fala em "esporte cheio de lésbicas" e aumenta polêmica

Margaret Court  - AFP
Margaret Court Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

31/05/2017 08h25

Lenda do tênis que ganhou 24 títulos de Grand Slam, a australiana Margaret Court disse em uma entrevista à rádio "Vision Christian" que o "circuito de tênis está cheio de lésbicas” e aumentou a polêmica em torno de um possível boicote ao Aberto da Austrália.

Na última terça-feira, a emissora britânica BBC publicou uma reportagem em que revelava que tenistas importantes cogitavam um boicote ao Grand Slam australiano pelo fato de uma das principais quadras do torneio receber o nome de Court, que hoje é pastora e se manifesta contra o casamento gay.

Nesta quarta-feira, a BBC publica em seu site que, diante da ameaça de boicote, Margaret Court concedeu uma entrevista à rádio "Vision Christian" na qual disse que o "circuito está cheio de lésbicas", fazendo uma comparação com o passado. Na entrevista, a ex-jogadora ainda afirmou que transexuais são "trabalho do demônio".

"Na minha época, quando eu jogava, só existiam poucas delas. Mas, essas poucas, levaram as mais jovens à festas e outros eventos" disse a ex-tenista, de acordo com informações veiculadas hoje pela "BBC".

"Estamos aqui para ajudá-las a superar isso. Não somos contra as pessoas", completou Court, que venceu 11 vezes o Aberto da Austrália, cinco vezes Roland Garros e outras cinco o US Open, além de três vezes Wimbledon.

A declaração tem grande potencial de aumentar a polêmica do mundo do tênis, que está reunido em Paris para a disputa de Roland Garros. Na terça-feira, Andy Murray e Samantha Stosur foram dois tenistas que se manifestaram sobe a posição da ex-tenista, que recentemente já havia dito que não viajaria mais na companhia área Qantas porque eles incentivavam o casamento gay.

"Para jogadores, estar em uma posição em que você está no Grand Slam e boicotando jogar em uma quadra pode causar muitos problemas. Se algo for acontecer e os jogadores chegarem a um acordo, se eles acharem que o nome deve ser mudado ou algo do tipo, isso tem de ser decidido antes do começo do evento. Mas imagino que muitos jogadores se sintam muito ofendidos por isso", disse Andy Murray, líder do ranking da ATP.

Já a australiana Samantha Stosur, 22ª colocada no ranking da WTA, diz não concordar com Court, mas admite que acha difícil que a quadra mude de nome.

"Acho que todo mundo pode ter sua opinião. Não concordo com ela, mas acho que vamos superar isso quando o Aberto da Austrália chegar. Vamos ver quem vai querer jogar na quadra e quem não vai. Acho muito difícil acreditar que o nome possa ser mudado. O nome da quadra é Margaret Court pelo que ela fez no tênis", opinou.

A Margaret Court Arena é a terceira mais importante do complexo que recebe o Aberto da Austrália. Tem capacidade para 7,5 mil pessoas e foi rebatizada com o nome da tenista em 2003.

Com informações da agência EFE.