Topo

Thiago Monteiro perde, e Brasil dá adeus ao Mundial

Da Redação<br/> Em São Paulo

02/05/2005 08h34

O Brasil não tem mais nenhum representante no Mundial de tênis de mesa, que está sendo disputado em Xangai, na China. Último jogador do país a estrear na competição, o cearense Thiago Monteiro, 24, foi eliminado nesta segunda-feira, na primeira rodada da chave principal.

ZEBRA NA COPA
Atual campeão mundial, o austríaco Werner Schlager foi eliminado na segunda rodada da competição na grande surpresa do dia, ao ser derrotado pelo chinês naturalizado espanhol He Zhi Wen, de 43 anos.

He chegou a estar perdendo por 3 a 1, mas virou e venceu por 4 a 3, com direito a um show no último set, com 7-11, 11-7, 8-11, 5-11, 11-8, 11-6 e 11-1. "Ele tem idade para ser meu pai", brincou Schlager, 32, número 9 do mundo. "Ele jogou muito bem, não melhor que eu, mas mesmo assim ele venceu."
A derrota foi para dinamarquês Michael Maze, 19º no ranking mundial e medalha de bronze no torneio de duplas no Jogos Olímpicos de Atenas, no ano passado. O mesa-tenista europeu venceu por 4 sets a 1, com parciais de 11-5, 11-6, 11-2, 4-11 e 11-8.

Thiago, que treina na Europa há mais de quatro anos, é o brasileiro melhor ranqueado no circuito mundial, aparecendo na 91º posição. Ele foi o único do país a passar pela primeira rodada nos Jogos de Atenas, quando venceu o iraniano Mohamadreza Akhlagh Pasand, mas foi eliminado em seguida por Li Ching.

Antes de Thiago, os outros dois representantes brasileiros foram eliminados da competição, ambos no domingo. O primeiro a cair foi o experiente Hugo Hoyama, que não conseguiu vencer nenhum set diante do chinês naturalizado austríaco Weixing Chen, 14º colocado no ranking mundial, e perdeu por 4 a 0.

Depois de passar com sucesso pelo qualifying, Cazuo Matsumoto, 19, não suportou o italiano Min Yang, e foi eliminado com a derrota por 4 a 1. Para chegar à chave principal, o jovem mesa-tenista havia vencido Tumurbaatar Enkhtur, da Mongólia, e Wael Abdulrahman Al-Qershi, do Yemen.

Leia mais