Sinal verde

Com vitória em clássico e tropeço de favoritos, Palmeiras dá largada na briga pelo Brasileiro

Do UOL, em São Paulo VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Três gols feitos, nenhum sofrido, um atropelo sem chance de defesa sobre o maior rival. A vitória do Palmeiras sobre o Corinthians no sábado simboliza não apenas o domínio palmeirense sobre seus rivais locais, mas também a chegada do atual bicampeão da Libertadores na briga pelo Brasileiro.

O Palmeiras já tinha passado por cima do São Paulo na final do Paulista no começo do mês e agora superou o Corinthians no Nacional, em um jogo que poderia ter terminado em uma goleada elástica. Foi a primeira vitória do time de Abel Ferreira no campeonato, após quatro jogos. Com o tropeço de Atlético-MG (empate) e Flamengo (derrota), o Palmeiras foi o único entre os três superfavoritos ao título que saiu com vitória no fim de semana.

São apenas cinco pontos na tabela, em 12 disputados, mas o desempenho na Arena Barueri e a grande atuação de Dudu, Gustavo Gomes e Raphael Veiga já sinalizam que o Palmeiras voltou ao seu normal e está pronto pra disputar o título.

Ler mais
VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Torcida do Palmeiras canta "olé", e Abel critica

Para mim o 'olé' é faltar respeito com o adversário. Nós precisamos de todos os adversários. Quanto melhor for nosso adversário mais vamos encher o estádio. Se queremos o futebol e grandes espetáculos é com grandes equipes. Se puder o Grêmio subir, o Cruzeiro subir, o Vasco da Gama subir... É melhor para o futebol brasileiro, para o jogador brasileiro, para o espetáculo. Por isso que eu estava a dizer para puxar para nossa equipe, esqueça esse 'olé', 'olé', 'olé'... Isso acontece em Portugal em outro esporte, não no futebol.

Ler mais

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, criticando a própria torcida

DANILO FERNANDES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Corinthians perde e chega pressionado contra o Boca

A derrota para o maior rival não atrapalhou as pretensões do Corinthians apenas no Brasileiro. No meio de uma sequência negativa, o time de Vitor Pereira chega muito pressionado para o jogo decisivo contra o Boca Juniors pela Libertadores amanhã. Pensando nele, o português levou um time misto no empate contra a Portuguesa-RJ na semana passada e também poupou titulares contra o Palmeiras.

Depois de perder para o Always Ready, da Bolívia, na estreia e vencer por o 1 a 0 o Deportivo Cali, o Corinthians entrará com a missão de não apenas vencer, como mostrar bom futebol para seus exigentes torcedores.

Ler mais
Reprodução/Premiere

Casagrande critica 'apagão' de comunicação

A diretoria do Corinthians resolveu cancelar todas as ações de comunicação do clube desde a última sexta-feira, no que seria um "protesto" contra a "cultura do ódio no futebol e fake news". Por causa disso, as redes sociais do clube deixaram de ser atualizadas e os jogadores não falaram com a imprensa depois da derrota para o Palmeiras. No dia seguinte, no intervalo da partida contra o Santos, jogadores do América-MG, que perdiam o jogo, também não deram entrevistas.

A falta de comunicação dos dois clubes foi criticada pelo comentarista Walter Casagrande Junior, que trabalhava na transmissão.

"Esse negócio de não falar... ontem, o time do Corinthians perdeu, foi amassado pelo Palmeiras e ninguém falou nada, foram embora. Agora o América saiu do 1° tempo e também não quer falar. Esses jogadores da geração nova só querem falar quando fazem gols, quando ganham. Quando perdem, não querem falar, isso é um absurdo. [O certo é] falar quando ganha e falar quando perde. Se explicar quando não vai bem e mostrar a cara. Tem que mostrar a cara."

Ler mais
Robson Mafra/AGIF

Derrota põe em xeque banco do Flamengo

A sequência de jogos levou o flamenguista Paulo Sousa a poupar meio time em Curitiba. Filipe Luís, David Luiz, Gabigol e Everton Ribeiro começaram no banco. Os reservas, como o atacante Pedro, não corresponderam e tiveram um rendimento abaixo do esperado. Gabigol e Everton Ribeiro foram chamados e melhoraram o desempenho da equipe.

A derrota levanta questões sobre o badalado e custoso elenco flamenguista: Paulo Sousa terá opções pra todas as aspirações do Flamengo na temporada?

Fernanda Luz/AGIF

Após flertar com rebaixamentos, Santos vira o líder improvável

O Santos lutou contra o rebaixamento no Brasileiro passado e nas duas últimas edições do Paulista. Depois de um empate na estreia contra o Fluminense, o time emplacou duas vitórias seguidas (Coritiba e o 3 a 0 de ontem contra o América-MG) e chegou à liderança do campeonato - empatado em pontos com o Atlético-MG, mas com mais saldo de gols. Ainda faltam muitas rodadas, mas a torcida já sonha que esse ano a sorte do Santos será diferente.

Ler mais

Blogueiros opinam sobre a rodada

UOL

Mauro Cezar: Pênalti mandrake não justifica pífia atuação do Flamengo

Com os jogadores de que dispõe, nessa temporada ainda mais apertada o elenco rubro-negro tem que fazer a diferença e isso passou longe de acontecer. Reflexo de más atuações individuais e de escolhas equivocadas do técnico.

Ler mais
UOL

Menon: Vitor Pereira ainda não entendeu o Corinthians

Diretor de futebol e presidente de clube não devem interferir em escalação. Consenso, não. Mas têm obrigação de interferir no planejamento. Explicar quais são as prioridades. E vencer o Palmeiras sempre deve ser prioridade do Corinthians.

Ler mais
UOL

Danilo Lavieri: Palmeiras fez a obrigação contra Corinthians

Claro que em um clássico há componentes extras, mas ainda assim o nível palmeirense é bem superior ao corintiano mesmo se os dois estivessem com força máxima. Não à toa, o 3 a 0 saiu barato.

Ler mais
Diogo Reis/AGIF

Expulso, Ceni nega ofensa e se diz vítima de 'sacanagem'

O técnico Rogério Ceni foi expulso no empate com o Red Bull Bragantino no sábado e desfalcará o São Paulo no clássico contra o Santos no dia 2 de maio. Ele negou que tenha chamado a arbitragem de caseira, justificativa dada pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo para o cartão vermelho.

"O que ele [quarto árbitro] fez é uma puta sacanagem. Não falei nada para ele", defendeu-se Ceni. Naquele momento eu conversei com ele normalmente e ele fez isso. Sabe o que vai acontecer? Você fica suspenso e esse cara vai trabalhar."

Ler mais
Pedro Souza / Atletico

Galo: Savarino encerra jejum de 11 jogos e faz dois gols

Foram 11 jogos em branco, mas finalmente o atacante Jefferson Savarino desencantou. Fez logo dois gols no primeiro tempo da partida contra o Coritiba. Mas o que se encaminhava para ser mais uma vitória tranquila do atual campeão se tornou um empate frustrante quando os visitantes se recuperaram no segundo tempo.

Vídeo: Atlético-MG 2 x 2 Coritiba

Foram bem

  • Raphael Veiga (Palmeiras)

    O atacante foi decisivo na vitória sobre o Corinthians, dando duas assistências após cobranças de escanteios. O camisa 23 ainda foi muito importante no auxílio à marcação. Uma noite impecável.

    Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF
  • Piquerez (Palmeiras)

    Foi o melhor contra o Corinthians. Bloqueou todas as tentativas do corintiano Mantuan e ganhou todas as divididas. Foi importantíssimo na transição do meio-campo.

    Imagem: Divulgação/Palmeiras
  • Terans (Athletico-PR)

    O uruguaio foi o responsável pelas melhores jogadas atleticanas contra o Fla e cobrou bem o pênalti para abrir o placar. Com boa movimentação e combinações com Cirino e Vitinho, ele distribuiu bons passes e ainda acertou uma bomba no travessão de Hugo.

    Imagem: Reinaldo Reginato/STAFFIMAGES/CONMEBOL
  • Éder (São Paulo)

    A entrada do atacante mudou a história da partida contra o Red Bull Bragantino. Foram dele as três principais jogadas do São Paulo no segundo tempo, sendo uma delas o gol de empate. Éder ainda acertou a trave e, por muito pouco, não garantiu a virada são-paulina minutos depois.

    Imagem: Diogo Reis/AGIF
  • Savarino (Atlético-MG)

    Com dois gols no jogo, Savarino ditou o ataque alvinegro contra o Coritiba. O jogador vem aproveitando bem as oportunidades recebidas pelo técnico Tony Mohamed e completou o segundo jogo seguido como titular. Para seu azar, o Coritiba chegou ao empate em 2 a 2 no segundo tempo.

    Imagem: Pedro Souza / Atletico
  • Vinicius Zanocelo (Santos)

    O atacante marcou duas vezes na vitória do Santos sobre o América e ajudou seu time a chegar à liderança do Brasileiro. No segundo gol teve senso de oportunismo para amplia a vitória do time da casa.

    Imagem: Diogo Reis/AGIF

Foram mal

  • Maycon (Corinthians)

    O volante do Corinthians fez jogo abaixo do esperado. Ficou perdido em meio à constante movimentação do meio-campo palmeirense e não conseguiu ser o motor que precisava ser para mover o time, já que Paulinho estava marcado. Saiu no intervalo.

    Imagem: Divulgação/Site oficial do Corinthians
  • Isla (Flamengo)

    O Athletico não vinha oferecendo grande perigo ao Flamengo, mas avançava pelo lado direito de defesa do rival. E foi por ali que Cirino conseguiu tomar à frente de Isla no lance que resultou no pênalti convertido por Terans. O chileno perdeu a passada, atingiu o camisa 7 e teve participação direta na derrota do Fla.

    Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF
  • Wesley Moraes (Internacional)

    Emprestado pelo Aston Villa, da Inglaterra, o centroavante do Internacional chegou a errar passe curto do lado do campo. Esteve abaixo dos demais jogadores e foi substituído. Mesmo assim, o Inter, com a estreia de Mano Menezes no banco, venceu o Fluminense.

    Imagem: Divulgação/Site oficial do Internacional
  • Diego Loureiro (Botafogo)

    O goleiro levou um frango clássico em Goiânia, após errar na saída de bola e aceitar um chute de fora da área. A bola passou por baixo de suas pernas. Pra sua sorte, o Botafogo conseguiu o empate no último lance da partida contra o Atlético-GO.

    Imagem: Heber Gomes/AGIF

Terceira rodada será concluída só em junho

A terceira rodada do Campeonato Brasileiro só será concluída em junho, quando Ceará em Fortaleza se enfrentam. Ontem o Fortaleza venceu o Caucaia por 4 a 0 e se tornou campeão cearense. Hoje, o Avaí ainda recebe o Goiás, às 20h (de Brasília), em Florianópolis.

+ Especiais

Gabo Morales/UOL

Zé Love detalha como amor da família no combate à depressão foi importante para que desistisse do suicídio

Ler mais
Reprodução/Instagram Freddy Rincón

Lenda da Colômbia e ídolo do Corinthians morre aos 55 anos e deixa legado em campo e fora dele

Ler mais
AGIF

Um técnico novato que nunca levantou uma taça chegou ao Palmeiras em 2020. O que o fez, de fato, campeão?

Ler mais
Reprodução

Leônidas da Silva desembarcava há 80 anos na estação do Brás para mudar a história do São Paulo

Ler mais
Topo