Topo

São Paulo

Ceni dá versão sobre expulsão em empate do SPFC: 'Não xinguei o 4º árbitro'

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

23/04/2022 19h38

Rogério Ceni deu sua versão sobre o incidente com o quarto árbitro Salim Fende Chavez que resultou em sua expulsão na parte final do jogo do São Paulo contra o Red Bull Bragantino. O treinador afirmou ter sido provocado por ele e negou ter proferido algum tipo de ofensa.

A confusão começou em um ataque do São Paulo em que Jonathan Calleri deixou o campo para ser atendido. Rogério Ceni afirma que estava gritando com o médico são-paulino para que o atacante voltasse rápido pelo lado do campo para que o time não ficasse com um a menos.

"Voltei para a área técnica, ele veio provocando, já querendo enfrentamento para dar o cartão. Pediu o cartão para o árbitro. Fui até o delegado e disse que eu gostaria ao final do jogo poder justificar na súmula que quem provocou o cartão foi ele. No momento em que eu fui ao delegado falar, ele veio e me expulsou", disse Ceni, em entrevista coletiva depois da partida.

O árbitro Bruno Arleu de Araújo escreveu na súmula da partida o motivo de ter expulsado Rogério Ceni. De acordo com ele, o treinador chamou a arbitragem de "caseira" durante reclamação com o quarto árbitro, Salim Fende Chaves. "Ficou rodeando o quarto árbitro, ocasionando um tumulto, oferecendo resistência para sair do campo de jogo, e somente se retirando após auxílio de integrantes de sua comissão técnica", prosseguiu Araújo no texto.

"Eu não o ofendi. Pode pegar toda a gravação do lance. Eu não ofendi, não xinguei. Eu saí da área técnica para gritar com o médico. Ok, é um erro sair da área técnica. Eu fui pedir para o representante, porque a gente tem direito de citar na súmula também a nossa versão", disse Ceni.

Por causa do cartão vermelho, Rogério Ceni não poderá comandar a equipe no clássico contra o Santos, no dia 2 de maio, pela quarta rodada do Brasileirão. "O que ele [quarto árbitro] fez é uma puta sacanagem. Não falei nada para ele. Naquele momento eu conversei com ele normalmente e ele fez isso. Sabe o que vai acontecer? Você fica suspenso e esse cara vai trabalhar".

Confira outras declarações de Rogério Ceni na entrevista coletiva:

Poderia ter saído com três pontos?

Tranquilamente. Acho que fez um ótimo jogo. Tem que ser sincero: contra o Juventude não jogamos nada. Hoje, jogamos muito. Eles nem conseguiram sair jogando.

Fizemos por merecer. Claro que eles têm suas qualidades e tiveram suas oportunidades, mas acho que foi um jogo bem jogado, poderíamos ter saído com a vitória. Inúmeras oportunidades de gol, bola na trave, defesas.

Se a gente jogar sempre dessa maneira... perguntei para eles hoje: 'a gente pode ter sempre esse espírito de jogo?'. E não ter a desatenção. Porque eu fiz um time alto. Você troca um lateral-esquerdo por outro porque é alto para ter uma bola defensiva de primeiro pau melhor e com 50 segundos toma o primeiro gol no lugar que eu treinei e mostrei onde seria a falta.

Isso a gente não pode ter uma desatenção como essa, nem no desvio, nem no segundo pau.

O time teve qualidade. O Colorado deu uma boa opção no meio de campo para dar esse passe para frente, não para trás. Acho que nós competimos bem, jogamos bem, criamos oportunidades e temos que jogar com essa mesma postura os outros jogos, porque aí vai ficar mais fácil.

Qual seu investimento nesse perfil de time alto?

Meu perfil primeiro é estudar a bola parada. Desde quando a gente estava no Fortaleza, eu já mandava para fora do Brasil as bolas paradas para estudar.

O Bragantino talvez seja a equipe mais forte de bola parada nos últimos jogos. Nós resolvemos investir um pouco mais na altura do time com o Colorado e com o Léo. Claro que eu sei que o Welington é mais ofensivo que o Léo, sou treinador dele, mas eu quero primeiro fazer um trabalho defensivo. Coloquei primeiro o Patrick para ter a sustentação da bola, porque é um jogador que prende mais a bola, não é um garoto que corre tanto, mas prende mais a bola.

Então já foi prevendo a dificuldade na bola parada e, também, a possibilidade na bola parada ofensiva. Assim como eles fizeram o gol, nós tivemos vários escanteios que nós cabeceamos com chance de gol. Infelizmente, hoje não marcamos bem essa primeira bola, o que ocasionou um desgaste maior nosso, mas mesmo com esse erro no primeiro minuto, nós jogamos bem no restante do jogo e isso é o que mais importante para gente: não se perder, ter um caminho, uma direção a seguir.

Preparação para a Sul-Americana

Vamos nos apresentar na segunda-feira, faz uns 15 dias que estamos sem dias de folga. Eles descansam e na segunda-feira a gente volta a trabalhar, volta a fazer uma relação de 23 ou 25 jogadores para essa viagem. Há um espaçamento na volta entre sexta e segunda para trabalhar uma equipe, não devemos fazer uma equipe totalmente diferente para viajar. Vamos tentar levar quase boa parte do elenco e montar, a partir de segunda-feira.

Como tem sido a vida do treinador com tantos jogos?

Nós temos um elenco grande, mas temos muitos jogadores jovens, tem muito menino no elenco. Às vezes faz uma partida boa, aí volta um pouco. Agora, se não tiver um espaçamento de quatro dias, aí fica pesado, o futebol perde um pouco a qualidade.

São Paulo