Topo

Oscar Pistorius: Justiça italiana nega liberdade condicional a ex-atleta

Oscar Pistorius foi condenado em 2014 por matar a namorada a tiros no Dia dos Namorados de 2013 - Siphiwe Sibeko/Reuters
Oscar Pistorius foi condenado em 2014 por matar a namorada a tiros no Dia dos Namorados de 2013 Imagem: Siphiwe Sibeko/Reuters

31/03/2023 11h03

A Suprema Corte de Apelo de Johanesburgo, na África do Sul, negou hoje a liberdade condicional do ex-atleta paralímpico Oscar Pistorius.

Pistorius foi preso por atirar quatro vezes em Reeva Steenkamp, que estava trancada no banheiro de sua casa em Pretória, em 2013. Ele disparou quatro vezes dizendo acreditar que o barulho que ouviu era de um intruso e alegou que foi legítima defesa.

Ele foi condenado a 13 anos e cinco meses de prisão. Steenkamp e Pistorius tinham um relacionamento de apenas três meses quando o homicídio aconteceu.

O processo, conhecido como diálogo vítima-criminoso, é parte integrante do programa de justiça restaurativa da África do Sul que reúne as partes afetadas por um crime.

Um amigo que o visitou na prisão teria dito que ele estava pedindo perdão à família de sua namorada.

Apesar disso, os pais de Reeva, Barry e June Steenkamp, levantaram objeções sobre a libertação de Pistorius, embora não tenham poder para bloqueá-la.

Na África do Sul, os infratores são automaticamente elegíveis para consideração de liberdade condicional depois de cumprir metade de sua sentença — o que acontece no caso de Oscar