Topo

À espera do visto, Guerra dá atenção especial à parte física no Verdão

24/01/2017 08h40

O torcedor do Palmeiras que não vê a hora de acompanhar a apresentação e a estreia do meia Alejandro Guerra precisa conter a ansiedade. O venezuelano de 31 anos, campeão da última Copa Libertadores com o Atlético Nacional (COL), ainda não teve sua documentação regularizada e, enquanto isso, vai dando atenção especial à parte física para estar em perfeitas condições quando puder jogar.

Sem o visto de trabalho, Guerra não poderá ser apresentado e nem estrear pelo Palmeiras. A expectativa no clube é de que o processo de regularização do reforço ainda demore em torno de dez dias. Já está definido que ele usará a camisa 18, a mesma de seu antigo clube, e que a apresentação será na sede da Faculdade das Américas, patrocinadora do Verdão. Resta definir a data.

A participação dele no amistoso de domingo, contra a Ponte Preta, no Allianz Parque, é improvável. A condição física do jogador, no entanto, já é considerada boa e tende a melhorar.

Guerra apresentou-se alguns dias depois dos companheiros, em 15 de janeiro, porque disputou o Mundial de Clubes em dezembro. De lá até essa segunda-feira, dia 23, quando foi ao campo para treinar com bola pela primeira vez, o atleta deu atenção total à parte física.

O meia faz um trabalho de fortalecimento muscular para não sentir os efeitos de uma cirurgia no joelho esquerdo realizada em agosto. Ele sentiu o problema na reta final da Libertadores e suportou a dor por quatro jogos, até a confirmação do título, para realizar uma artroscopia. Depois, ficou cinco semanas fora e já iniciou a preparação para o Mundial de Clubes.

Com tempo para trabalhar, os profissionais do Palmeiras tentam deixá-lo "zerado", sem nenhum desequilíbrio na parte muscular, que pode resultar em lesões. A aparelhagem do novo centro de excelência da Academia de Futebol já tem contribuído. Nos próximos dias, deve ser comum ver o armador intercalando entre trabalhos de campo e na parte interna.

A ideia é tê-lo em condições de ser relacionado para a estreia no Campeonato Paulista, dia 5 de fevereiro, contra o Botafogo-SP, no Allianz Parque.