Topo

Fórmula 1

Governo de São Paulo homenageia Rubens Barrichello e Ayrton Senna com medalhas

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

11/11/2021 11h51

O Governador de São Paulo, João Doria, entregou medalhas de Mérito Esportivo a Rubens Barrichello e a Viviane Senna, irmã do ex-piloto Ayrton Senna. A homenagem foi realizada na mesma semana do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, marcado para o domingo (12).

"O Ayrton Senna e o Rubinho Barrichello inspiram muitos jovens por tudo o que eles foram dentro das pistas e pelo o que ainda significam fora delas. E é uma honra fazer essa homenagem em São Paulo, que recebe neste fim de semana o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, no tradicional Autódromo de Interlagos", disse Doria.

Paulistano, Rubinho Barrichello, de 49 anos, iniciou a carreira no automobilismo em 1981. Antes de atuar na F1, ele foi pentacampeão paulista e brasileiro de kart, venceu a Fórmula Opel em 1991 e, no ano seguinte, conquistou o título de Fórmula 3 Inglesa. Foi também vice-campeão da F1, categoria que disputou por 19 temporadas consecutivas.

"Fico lisonjeado com esse prêmio e agradeço ao Governador pelo tanto que trabalha para manter o automobilismo aqui em São Paulo. Me sinto muito lisonjeado pela presença da Viviane porque o Ayrton era especial pra mim. Sou muito grato por ter participado por tanto tempo de momentos ao lado do Ayrton", comentou Rubinho.

Senna, por sua vez, foi campeão da F1 em 1988, 1990 e 1991. Também nascido em São Paulo, começou sua carreira no kart em 1973. Dez anos depois, ganhou o Campeonato Britânico de Fórmula 3 e bateu recordes. Em meio a uma carreira vencedora, Ayrton foi vítima fatal de um acidente durante o GP de Ímola, na Itália, em 1994. Ele deixou um legado de conquistas e uma legião de fãs em todo o planeta.

"Ganhar é muito importante, mas a maneira como se ganha é mais importante ainda. Isso é o que mais impressionou na carreira do Ayrton e do Rubinho. Você pode ganhar na trapaça, no jeitinho, seja na corrida ou na vida. Mas você pode ganhar na luta, na disciplina, que é o jeito que faz o povo brasileiro, algo que sempre inspirou o Ayrton. Seja no esporte, no mundo empresarial ou na política, precisamos de pessoas honestas e competentes lutando pelo povo brasileiro", declarou Viviane Senna.

Fórmula 1