Botafogo só empata contra o Fortaleza e perde chance de passar o Palmeiras

Fortaleza e Botafogo empataram por 2 a 2, no Castelão, no jogo atrasado da 29ª rodada do Brasileirão. Na estreia de Tiago Nunes, o Alvinegro carioca tinha a chance de reassumir a liderança, mas segue na segunda posição na tabela, a um ponto do líder Palmeiras, que soma 62 pontos.

Yago Pikachu e Guilherme marcaram para o Leão do Pici, aos 7 e aos 41 do primeiro tempo, respectivamente. Ambos os tentos tiveram assistência de Calebe.

O Botafogo contou com um gol contra bizarro de Brítez e teve Danilo Barbosa salvador. O camisa 5 saiu do banco de reservas e foi o responsável pelo pontinho agridoce conquistado no Ceará.

O Glorioso foi 61 pontos, mas desperdiçou a oportunidade de passar o líder Palmeiras e pode perder a vice-liderança. Agora com a mesma quantidade de jogos, o Alviverde tem um ponto de vantagem na ponta da tabela. O Bragantino enfrenta o Flamengo às 21h30 (de Brasília) e pode bater 62.

Já o Fortaleza chegou a 44 e subiu para a 11ª colocação, ultrapassando o Corinthians no número de vitórias (12 a 10). Os comandados por Vojvoda aumentaram a distância para o Z4 para sete pontos, mas seguem sem vencer há oito jogos.

Os dois clubes voltam a campo no domingo (26), pela 35ª rodada do Brasileirão. O Botafogo recebe o Santos, no Nilton Santos, às 16h, enquanto o Fortaleza encara o Palmeiras, novamente no Castelão, às 18h30.

Curiosidade: O Botafogo somou apenas três pontos nos últimos 21 disputados e está há sete jogos sem vencer no Brasileirão.

Como foi o jogo

Os visitantes quase abriram o placar cedo em cobrança de falta. O Alvinegro começou em cima e levou perigo logo no quarto minuto, com Eduardo, mas a bola passou rente à trave.

Continua após a publicidade
Jogadores do Fortaleza comemoram gol de Yago Pikachu no jogo contra o Botafogo, pelo Brasileirão
Jogadores do Fortaleza comemoram gol de Yago Pikachu no jogo contra o Botafogo, pelo Brasileirão Imagem: Lucas Emanuel/Agif

A resposta do Leão do Pici veio rápida e foi letal. Em troca de passes envolvente, Caio Alexandre desmontou as linhas adversárias e Yago Pikachu deixou o time da casa em vantagem.

O Botafogo aumentou a pressão após o golpe e deixou tudo igual com um peixinho contra. A defesa do Fortaleza ia se segurando até que Tiquinho escorou de cabeça para o meio da área e Brítez se complicou: sozinho, o zagueiro deu um mergulho para mandar para escanteio, só que acabou estufando a própria rede. O goleiro João Ricardo ficou sem reação diante do fogo amigo.

O vice-líder teve a chance de virar, mas parou na trave e levou o segundo — além de ter perdido Marçal, lesionado. Depois que Adryelson não conseguiu uma oportunidade à queima-roupa, Calebe deu a sua segunda assistência da noite e o Fortaleza voltou a ficar na frente — com Guilherme acertando um peixinho no gol certo.

Jogadores do Botafogo comemoram gol contra do Fortaleza
Jogadores do Botafogo comemoram gol contra do Fortaleza Imagem: Caio Rocha/Agência Estado

A intensidade despencou após o intervalo, mas os cariocas conseguiram arrancar o empate. Atrás no placar durante a maior parte do jogo, o pontinho conquistado fora de casa teve um gosto agridoce, embora não fosse o cenário perfeito para os visitantes.

Continua após a publicidade

Gols e destaques

Por muito pouco. Aos 3 minutos, Tiquinho sofreu uma falta na entrada da área e Eduardo foi para a cobrança. A batida fez curva por fora da barreira e João Ricardo ficou só olhando, mas a bola pegou na rede pelo lado de fora.

1x0. Aos 7', após cobrança de lateral pela esquerda, Caio Alexandre tirou um passe da cartola entre dois marcadores. Calebe recebeu sozinho na ponta da área e cruzou rasteiro. Pikachu, no segundo pau, só teve o trabalho de desviar para estufar a rede. O VAR traçou as linhas para confirmar a posição legal de Calebe e validou o tento.

1x1. Aos 20', Victor Sá foi lançado na linha de fundo, pelo lado esquerdo, tabelou com Marçal atrás e cruzou com efeito. Tiquinho ganhou por cima, escorou de cabeça para o meio da área. Brítez tentou cortar, mas "incorporou" o centroavante para, de peixinho, desviar contra o próprio gol e empatar a partida.

Quase o segundo. Aos 31', Eduardo cobrou falta para a área e Adryelson apareceu no meio de dois, mas desviou com o corpo. A bola pegou na trave, voltou nas costas do zagueiro botafoguense e João Ricardo fez a defesa. O goleiro repôs a bola e Titi lançou Pikachu na velocidade, mas a defesa conseguiu se recompor e afastou.

2x1. Aos 41', Calebe partiu para cima da marcação pelo lado direito, puxou para a direita e cruzou. A bola atravessou a área e Guilherme apareceu livre para mergulhar e, de cabeça, marcar o segundo do time da casa.

Continua após a publicidade

2x2. Aos 33' do segundo tempo, Tchê Tchê cobrou escanteio pela direita, Danilo Barbosa venceu pelo alto e cabeceou firme para deixar tudo igual novamente.

Ficha técnica
Fortaleza 2 x 2 Botafogo

Competição: 29ª rodada do Brasileirão
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data e hora: 23 de novembro de 2023, às 19h
Árbitro: Ramon Abatti Abel
Assistentes: Kleber Lucio Gil e Thiaggo Americano Labes
VAR: Rodolpho Roski Marques
Amarelos: Júnior Santos, Hugo, Bruno Pacheco, Titi, Diego Costa e Tchê Tchê
Vermelho: Não houve

Gols: Pikachu, aos 7'/1ºT. Brítez (contra), aos 20'/1ºT, Guilherme, aos 41'/1ºT, e Danilo Barbosa, aos 33'/2ºT

Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco (Gonzalo Escobar); Zé Welison, Caio Alexandre (Lucas Sasha) e Calebe (Pochettino); Pikachu, Guilherme (Marinho) e Lucero (Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido (Gabriel Pires); Adryelson (Danilo Barbosa), Cuesta e Marçal (Hugo); Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Luis Henrique), Victor Sá e Tiquinho Soares (Diego Costa). Técnico: Tiago Nunes

Deixe seu comentário

Só para assinantes