Santos goleia o Vasco e deixa Z4 em jogo com briga, provocações e expulsões

O Santos venceu o Vasco por 4 a 1 hoje (1), na Vila Belmiro, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado tira o Peixe da zona do rebaixamento. Os gols do Peixe foram de Marcos Leonardo (2), Tomás Rincón e Soteldo. O Cruzmaltino marcou com Vegetti.

O que aconteceu

O resultado foi encaminhado no primeiro tempo. O Santos abriu o placar com pênalti sofrido e convertido por Marcos Leonardo, levou o empate com Vegetti e marcou dois nos acréscimos, primeiro com Tomás Rincón e depois novamente com Marcos Leonardo.

Na etapa final, o Vasco passou longe de reagir. O Santos teve outro gol de Marcos Leonardo anulado por impedimento antes de uma grande confusão.

No minuto 9, o tempo fechou na Vila Belmiro. Soteldo pisou com os dois pés na bola e levou falta de Sebastián Ferreira. Os times discutiram e Lucas Lima e Medel foram expulsos, Soteldo, Ferreira e João Paulo tomaram amarelo. Rodrigo Fernández, reserva, também foi expulso.

O clima na Vila teve provocação antes de a bola rolar. A alfinetada no Vasco veio do locutor do estádio, dizendo que o cruz-maltino era o time que mais conhecia a Série B.

Com 10 contra 10, o Santos controlou o jogo e ainda transformou o placar em goleada com Soteldo, aos 29. O camisa 10 foi ovacionado por todo o estádio.

A vitória tira o Santos do Z-4. O Peixe vai ao 15º lugar, com 27 pontos, e ultrapassa o Vasco, que fica com 26. O primeiro no Z-4 é o Goiás, que tem 26 e pode empurrar o Cruzmaltino se empatar ou vencer o Botafogo amanhã, no Nilton Santos.

A vitória deve confirmar a efetivação do auxiliar Marcelo Fernandes. Ele deve continuar no comando do Santos até o fim do Campeonato Brasileiro.

O Santos voltará a campo para enfrentar o Palmeiras, domingo, na Arena Barueri. O Vasco receberá o São Paulo, sábado, em São Januário.

Continua após a publicidade

Primeiro tempo alucinante

O jogo começou com ritmo elevado, e o Vasco melhor. Foi o Santos, porém, quem abriu o placar na Vila Belmiro.

Marcos Leonardo sofreu toque de Puma Rodriguez na área. O árbitro Anderson Daronco não deu nada, mas depois foi chamado pelo VAR e confirmou o pênalti. O próprio Marcos Leonardo converteu aos 14 minutos.

Com a vantagem, o Santos recuou e viu Vegetti quase empatar de cabeça, mas foi num ataque do Peixe que o gol dos visitantes foi construído. Após rebote de escanteio, Kevyson bateu em cima da defesa e acabou puxando um contra-ataque. Gabriel Pec conduziu sozinho e rolou para Vegetti empurrar. 1 a 1 no minuto 30.

O empate fez o Santos mudar a postura. Na parte final do primeiro tempo, Soteldo cobrou escanteio, Dodô desviou no primeiro pau e Tomás Rincón virou quando o placar marcava 46 jogados. Um minuto depois, o Santos puxou contragolpe, Jean Lucas passou e Marcos Leonardo, de novo, fez o terceiro.

Segundo tempo com confusão e gol

O Santos fez o quarto gol logo aos seis minutos da etapa final, mas o lance foi anulado por impedimento de Marcos Leonardo, que faria o hat-trick. A jogada teve caneta de Soteldo em Marlon Gomes antes do cruzamento para o camisa 9.

Continua após a publicidade

Aos nove minutos, o tempo fechou na Vila Belmiro. Soteldo pisou com os dois pés na bola e levou uma chegada forte de Sebastián Ferreira, próximo do banco de reservas do Santos. Os times discutiram, o clima esquentou e Lucas Lima e Medel foram expulsos. Ferreira, João Paulo e Soteldo levaram amarelo. Rodrigo Fernández, reserva, também foi expulso.

Com mais espaços em campo, levou a melhor o time que estava mais organizado e à vontade: o Santos. O quarto gol do Peixe veio em uma jogada rápida, que contou com a sagacidade de Marcos Leonardo para arriscar de longe com Léo Jardim fora do gol. O Vasco estava desmontado, em inferioridade numérica na defesa e aí o Santos aproveitou para ampliar com Soteldo.

O Vasco não teve mais força para mudar o enredo do jogo — embora a arbitragem tenha dado 12 minutos de acréscimos na etapa final. A torcida do Peixe se empolgou tanto que gritou até "olé" nos instantes finais.

Soteldo pisa na bola durante Santos x Vasco; ato gerou confusão na Vila Belmiro
Soteldo pisa na bola durante Santos x Vasco; ato gerou confusão na Vila Belmiro Imagem: Reprodução/Globo

Lances importantes

Penalidade máxima. Marcos Leonardo foi derrubado por Puma Rodriguez, em pênalti que Anderson Daronco checou no VAR. O próprio Marcos Leonardo converteu aos 14 minutos.

Continua após a publicidade

O empate. No minuto 30, Kevyson ficou na sobra do escanteio, a bola sobrou e ele chutou em cima da defesa, deixando Gabriel Pec e Vegetti sozinhos. Pec conduziu e rolou para o argentino empurrar para o gol.

O desempate. Aos 46, Soteldo cobrou escanteio, Dodô desviou no primeiro pau e Tomás Rincón aproveitou.

3 a 1. No minuto 48, o Santos puxou contra-ataque, Jean Lucas passou e Marcos Leonardo, de primeira, venceu Léo Jardim.

Virou goleada. A descida do Santos em contra-ataque é fatal. O time estava em superioridade numérica quando a bola sobrou para Marcos Leonardo, que arriscou de fora da área. Léo Jardim precisou afastar com o pé, pois também estava fora da área. O Santos aproveitou a sobra, construiu a troca de passes até que Rincón serviu Soteldo. O baixinho fez o quarto.

Ficha técnica

Santos 4 x 1 Vasco

Continua após a publicidade

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 1 de outubro de 2023 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Cartões amarelos: Dodô, Tomás Rincón, João Paulo, Soteldo, Dodi (Santos); Ferreira (Vasco)
Cartões vermelhos: Lucas Lima, Rodrigo Fernandez (banco) (SAN); Medel (VAS)

GOLS
Santos:
Marcos Leonardo (2), aos 14 e 48 minutos do 1T; Tomás Rincón, aos 46 minutos do 1T; Soteldo, aos 29 minutos do 2T.
Vasco: Vegetti, aos 30 minutos do 1T

Santos: João Paulo, João Basso, Joaquim e Dodô (Messias); Lucas Braga, Tomás Rincón (Camacho), Jean Lucas (Nonato), Lucas Lima e Kevyson; Soteldo (Dodi) e Marcos Leonardo (Julio Furch). Técnico: Marcelo Fernandes.

Vasco: Léo Jardim, Puma Rodriguez (Maicon), Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel (Sebastián Ferreira), Marlon Gomes (Jair) e Praxedes (Payet); Gabriel Pec (Alex Teixeira), Paulinho e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz

Deixe seu comentário

Só para assinantes