Topo

Liga Europa - 2022/2023

Árbitro xingado por Mourinho é atacado por torcedores da Roma em aeroporto

Árbitro Anthony Taylor é atacado por torcedores da Roma no aeroporto de Budapeste - Reprodução/Twitter
Árbitro Anthony Taylor é atacado por torcedores da Roma no aeroporto de Budapeste Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

02/06/2023 09h23

O árbitro inglês Anthony Taylor, xingado por José Mourinho após a final da Liga Europa entre Sevilla e Roma, foi hostilizado por torcedores da Roma no aeroporto de Budapeste.

O que aconteceu

Anthony Taylor estava acompanhado de sua família e precisou ser protegido pela polícia até se dirigir até uma área segura do aeroporto.

Uma mesa chega a ser arremessada por um torcedor, mas ela não atinge o árbitro, que já havia conseguido deixar a área em que a multidão protestava.

O jornal inglês Mirror culpa Mourinho pelo ato de fúria da torcida da Roma e diz que ele deveria se sentir envergonhado. "O terrível vídeo mostrando o árbitro da Premier League Anthony Taylor sendo atacado por bandidos da Roma no aeroporto enquanto estava com sua família veio depois do comportamento vergonhoso de José Mourinho".

A Associação de Oficiais do Futebol Profissional da Inglaterra (PGMOL), órgão responsável pela arbitragem dos jogos de futebol profissional da Inglaterra, emitiu uma nota lamentando o ocorrido.

O PGMOL está ciente dos vídeos que circulam nas redes sociais mostrando Anthony Taylor e sua família sendo assediados e abusados no aeroporto de Budapeste. Estamos chocados com o abuso injustificado e repugnante dirigido a Anthony e sua família enquanto ele tenta voltar para casa depois de arbitrar a final da UEFA Europa League. Continuaremos a oferecer todo o nosso apoio a Anthony e sua família"

Mourinho ofende árbitro em duas línguas

José Mourinho disparou xingamentos contra Anthony Taylor após a perda do título da Liga Europa, já no estacionamento da Puskás Aréna (veja abaixo).

Um vídeo gravado pela Sport Italia no estacionamento vip do estádio mostra o técnico da Roma soltando palavrões em frente à van em que o árbitro estava: "It's a f*** disgrace" (É uma p*** vergonha, em tradução livre).

Em seguida, Mourinho começa a ofender Anthony Taylor em italiano, também com expressões como 'É uma p*** vergonha".

José Mourinho já havia detonado a arbitragem da final contra o Sevilla em sua entrevista coletiva. "Grande jogo, grande final, com intensidade, mas o árbitro parecia espanhol", disse.