Topo

Copa do Nordeste - 2023

Atlético-BA marca no último minuto e elimina CSA da Copa do Nordeste

Jogadores do Atlético-BA e do CSA disputam bola pela Copa do Nordeste - ASCOM AAC/Mr Fotografia
Jogadores do Atlético-BA e do CSA disputam bola pela Copa do Nordeste Imagem: ASCOM AAC/Mr Fotografia

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

07/03/2023 22h35

Já eliminado, o Atlético-BA conseguiu fazer ao menos uma vítima na Copa do Nordeste ao vencer o CSA por 1 a 0 com gol no último minuto para também acabar com as chances da equipe alagoana de passar para a próxima fase do regional na noite de hoje (7).

A partida válida pela 7ª rodada foi disputada no estádio Carneirão, na Bahia, e o único gol do jogo foi marcado por Gustavo Custódio.

Com o resultado, o Azulão mantém a 6ª posição do Grupo B com 7 pontos. Mesmo que a equipe consiga chegar na última rodada aos atuais 10 pontos do Náutico — que abre o G4 e ainda joga na 7ª rodada —, os alagoanos perdem no critério de número de vitórias já que, a equipe pernambucana tem 3 e o Azulão pode chegar a no máximo 2. O Carcará continua na 6ª colocação, mas agora com 6 pontos somados.

O primeiro tempo foi equilibrado e sem muitas oportunidades de gols para ambas as equipes. Mandante, o Atlético teve as melhores chances da etapa ao pressionar o CSA pelas laterais e tentar manter a todo custo a bola no setor defensivo do rival, mas teve dificuldade em saber o que fazer ao tocar na bola.

A equipe alagoana, que já não estava conseguindo atacar com eficiência, viu a situação se complicar com a expulsão do atacante Kaio Nunes por reclamação e, sem muita alternativa, passou a tocar a bola e fazer o tempo passar até o intervalo.

A segunda etapa foi de mais pressão da equipe baiana. Com um a mais, o técnico Rodrigo Chagas optou por abrir os corredores e deixar apenas três jogadores para fazer a defesa, atacando com sete jogadores em algumas oportunidades, mas teve dificuldade em superar a marcação do CSA que se fechou ao ficar em desvantagem numérica. Já o CSA, pouco conseguiu criar jogadas ofensivas e buscou pressionar os donos da casa apenas em jogadas de contra-ataques.

Lances importantes e gols

Primeiro ataque. A primeira chegada perigosa no gol foi da equipe da casa com Gustavo aos 9' que recebeu na linha de fundo, cruzou na medida e Adriano, sozinho na pequena área, cabeceou por cima do gol de Dalberson.

Mudança forçada no CSA. Paulo César sentiu dor na coxa direita aos 19' e caiu no gramado. O jogador do CSA recebeu atendimento, mas não conseguiu continuar e deu lugar a Douglas Nascimento.

CSA responde. A primeira resposta do CSA ao ataque da equipe baiana foi com Tomás Bastos aos 29'. Toma Bastos recebeu dentro da área, limpou a marcação e chutou forte, mas Fábio Lima espalmou.

Kaio Nunes expulso de graça. Depois de reclamar com a arbitragem uma vez e receber o cartão amarelo, o atacante insistiu nos insultos ao árbitro Diego da Silva Castro e recebeu o segundo amarelo.

O Atlético-BA começou a segunda etapa pressionando. Logo 11', Gustavo recebeu cara a cara com Dalberson, errou o domínio e se chocou com o goleiro do CSA.

Na trave. O Carcará voltou a assustar aos 20' em cobrança de escanteio com Mateus Sabiá carimbando o poste de Dalberson.

A todo custo. Sem passar pela marcação azulina, o Carcará começou a chutar de longe e em uma das jogadas conseguiu assustar com chute do meia Nickson de fora aos 40' que passou pertinho da trave.

Tentativa de falta. Na última chance de abrir o placar, Nickson bateu falta no cantinho, mas Dalberson caiu bem e salvou o CSA, mesmo precisando ser atendido pela equipe médica após o lance devido a um choque.

Última chance e gol marcado. Aos 50', Paulinho mandou na segunda trave, Gustavo bateu de chapa e a bola desviou em Celsinho para morrer no fundo da rede de Dalberson.

Departamento Médico lotado

Com Paulo César, o time alagoano tem agora nove jogadores entregues ao departamento médico. São eles: William Oliveira, Robinho, Geovane, Tito, Guilherme Rend, Ruan, Éverton Silva e Ernandes.

Agenda

O Atlético de Alagoinhas volta a campo contra o Ceará no dia 22, às 20h, fora de casa, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Com time alternativo, a equipe tem uma partida pela Copa Alagoas contra CSE antes de jogar contra o Brusque pela segunda fase da Copa do Brasil, no dia 15, às 19h, no estádio Rei Pelé, em Maceió

FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-BA 1 x 0 CSA

Competição: 7ª Rodada da Copa do Nordeste
Data e horário: 7 de março de 2023, às 20h30 (de Brasília)
Local: Carneirão (BA)
Árbitro: Diego da Silva Castro
Assistentes: Márcio Iglésias Araújo Silva e Raimundo David dos Reis Alves
Cartões amarelos: Douglas Nascimento, Kaio Nunes 2x, João Felipe, Dalberson (CSA); Leandro Sobral (ATL)
Cartões vermelhos: Kaio Nunes (CSA)
Gols: Gustavo Custódio (ATL), Aos 50' do 2T

ATLÉTICO-BA: Fábio Lima, Edson (Paulinho), Kauã, Caíque, Lucas Luan (Gabriel Gomes), Giba (Robert), Leandro Sobral, Mateus Sabiá (Nickson), Adriano (Athirson), Gustavo Custódio e Eydison. Técnico: Rodrigo Chagas.

CSA: Dalberson, Celsinho, Paulo César (Douglas Nascimento), Xandão, Pará (Lucas Ryan), Almir Luan, Bruno Matias, Tomas Bastos, Jean Carlo (Thiaguinho), João Felipe (Jonathan) e Kaio Nunes. Técnico: Vinicius Bergantin.