Topo

Supercopa do Brasil - 2023

Supercopa no DF visa sinalizar controle da capital após atos terroristas

09.jan.23 - Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) promovem ataques criminosos contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília - GESIVAL NOGUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
09.jan.23 - Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) promovem ataques criminosos contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília Imagem: GESIVAL NOGUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Leo Burlá e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

12/01/2023 04h00

A CBF decidiu por escolher Brasília como sede da Supercopa, entre Palmeiras x Flamengo, como uma mensagem de que a cidade está com a situação controlada após os atos terroristas cometidos por bolsonaristas. O Governo Federal deu garantia sobre a segurança da capital federal para receber a partida. O duelo será dia 28 de janeiro, 16h, no Mané Garrincha.

  • Havia algumas opções para a realização da partida como Brasília, Recife, Manaus e Orlando (EUA).
  • A capital virou uma incógnita após as invasões e as alternativas no Nordeste se tornaram possibilidades mais reais.
  • A CBF não descartou a sede e trabalhou nos bastidores para entender a viabilidade da ideia.

Negociação

Para garantir Brasília, houve uma negociação direta com o interventor federal da área de segurança no DF, Ricardo Capelli. O governo local estava alijado do processo, tanto que nem sabia se a candidatura da cidade estava mantida para receber o jogo. Na quarta-feira, Capelli deu garantias de segurança para a CBF. Publicamente, no Twitter, ele também afirmou que o jogo poderia acontecer.

Flamengo palmeiras mané - Marcelo Cortes / Flamengo - Marcelo Cortes / Flamengo
Flamengo e Palmeiras se enfrentaram no Mané Garrincha na Supercopa de 2021
Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Clubes abraçam

Houve consultas telefônicas do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, com os presidentes do Flamengo, Rodolfo Landim, e do Palmeiras, Leila Pereira. Ambos disseram à confederação que aceitaram qualquer sede escolhida. Com isso, a CBF optou pela capital federal como forma de reforçar a mensagem de que o local está seguro após os ataques terroristas. Em 2021, os clubes decidiram o troféu no Mané Garrincha. Após empate por 2 a 2 no tempo normal, o Fla levou a melhor nos pênaltis.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o interventor federal da área de segurança no DF se chama Ricardo Capelli, e não Paulo. O erro foi corrigido.