Topo

La Liga - 2021/2022

Alba marca no fim, e Barcelona vence Betis para garantir vaga na Champions

Betis e Barcelona se enfrentam pelo Campeonato Espanhol - Divulgação/Twitter FC Barcelona
Betis e Barcelona se enfrentam pelo Campeonato Espanhol Imagem: Divulgação/Twitter FC Barcelona

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/05/2022 18h00

O Barcelona garantiu a classificação para a próxima Liga dos Campeões após vencer o Betis por 2 a 1 na tarde de hoje (7), no estádio Benito Villamarín, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. Os gols foram marcados Ansu Fati e Jordi Alba. Bartra descontou para os donos da casa.

Com o resultado, o time de Xavi chegou aos 69 pontos. O Betis, por sua vez, também briga para estar na competição europeia, mas segue na quinta colocação, com 58 pontos.

Na próxima rodada do Espanhol, o Barcelona recebe o Celta nesta terça-feira (10), às 16h30 (de Brasília), no Camp Nou. No mesmo dia, mas às 14h, o Betis visita o Valencia no Mestalla.

Assistência de Dani Alves salva o Barça

O empate em 1 a 1 parecia já definido, até que, no último minuto, o lateral brasileiro tirou um belo cruzamento da cartola para Jordi Alba decidir a vitória do Barça. Dani Alves fez 39 anos ontem, mas hoje foi ele quem deu o presente —para Alba e para a torcida do Barcelona.

Quem foi bem: Ansu Fati

Brilhou a estrela do garoto de 19 anos. Minutos depois de entrar em campo, marcou o gol do Barcelona e mostrou que, livre das lesões, pode ser importantíssimo para Xavi na próxima temporada.

Quem foi mal: Depay

O holandês foi novamente titular de Xavi, mas teve dificuldade para dar sequência às jogadas no ataque. Teve uma finalização de perigo, mas no geral apareceu e contribuiu pouco. Acabou substituído por Aubameyang.

Cronologia do jogo

O Barcelona foi ligeiramente superior e teve as melhores chances do primeiro tempo, mas o zero persistiu no placar. A principal delas foi em uma cabeçada de Araujo no travessão após defesa de Rui Silva. Dembélé e Depay também assustaram o Betis. Os mandantes criaram pouco no ataque, mas também levaram perigo com Guido Rodríguez, que acertou a trave e por pouco não castigou os catalães.

Os gols saíram no segundo tempo. Ansu Fati abriu o placar para o Barça aos 30 minutos. O Betis respondeu rápido, e Bartra cabeceou para empatar aos 33. No último minuto, Alba aproveitou assistência de Dani Alves para marcar o gol da vitória.

O jogo do Barcelona

Xavi manteve o estilo de priorizar a posse de bola e jogadas pelos lados, apostando na velocidade dos pontas. O Barça foi superior na partida e foi recompensado com o gol no último minuto.

O jogo do Betis

Refém de boas jogadas de Fekir e Canales, dupla que teve atuação discreta, o Betis teve dificuldade para incomodar o Barcelona, mas mostrou resiliência para empatar logo após conceder o gol para o Barcelona. No geral, porém, priorizou se defender, mesmo atuando em casa.

Neto recebe chance e faz bela defesa

Ter Stegen desfalcou o Barcelona por causa de uma indisposição estomacal. Com isso, o goleiro brasileiro ganhou rara oportunidade depois de quatro meses. Desde janeiro sem atuar, Neto foi pouco exigido na etapa inicial. No segundo tempo, fez uma ótima defesa e salvou o Barça em finalização à queima-roupa de Juanmi.

Xavi se irrita com passes errados do Barcelona

Os jogadores do Barça voltaram desatentos para o segundo tempo, e o técnico Xavi não poupou nas cobranças depois de devoluções gratuitas de bola para o Betis. A transmissão mostrou a bronca do treinador. Antes dos cinco minutos da etapa final, Eric García, Dembélé e Busquets já haviam errado passes "fáceis".

Dembélé tem liberdade, mas peca na conclusão

O atacante francês teve caminho livre e usou muito da habilidade para se livrar da marcação no lado direito do ataque do Barcelona. Na hora de servir os companheiros, porém, colocou muita força nos cruzamentos. Quando optou por finalizar, também errou.

Festa antes do jogo e 'pasillo' do Barcelona

A torcida do Betis deu show antes da bola rolar e fez uma verdadeira festa para recepcionar os jogadores. Foi o primeiro jogo em casa da equipe após o título da Copa do Rei sobre o Valencia. Os atletas do Barcelona receberam os rivais sob aplausos com o "pasillo", um corredor tradicional na Espanha para parabenizar os campeões.

FICHA TÉCNICA:

BETIS 1 X 2 BARCELONA

Competição: Campeonato Espanhol, 35ª rodada
Estádio: Benito Villamarín, em Sevilha, na Espalnha
Data e horário: 7 de maio de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Antonio Miguel Mateu Lahoz (ESP)
VAR: José Luis González González (ESP)
Cartões amarelos: Bartra (BET); Dani Alves (BAR)
Gols:Ansu Fati, aos 30 minutos do segundo tempo e Jordi Alba, aos 48 minutos do segundo tempo (BAR) ; Bartra, aos 33 minutos do segundo tempo (BET)

BETIS: Bravo (Rui Silva); Sabaly, Pezzella, Bartra e Álex Moreno; Guido Rodríguez e Guardado (Rodri Sánchez); Canales, Fekir, Juanmi (William Carvalho) e Borja Iglesias. Técnico: Manuel Pellegrini

BARCELONA: Neto; Dani Alves, Ronald Araujo, Eric García e Jordi Alba; Busquets, Frenkie de Jong e Gavi (Riqui Puig); Dembélé (Adama Traoré), Ferran Torres (Ansu Fati) e Memphis Depay (Aubameyang). Técnico: Xavi