Topo

Bandeira ucraniana e camisa de apoio, homenagens marcam futebol na Europa

Jogadores de Boreham Wood e Everton homenageiam Ucrânia em jogo pela Copa da Inglaterra - Reprodução/Twitter
Jogadores de Boreham Wood e Everton homenageiam Ucrânia em jogo pela Copa da Inglaterra Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

03/03/2022 18h20

A partida entre Everton e Boreham Wood, hoje, pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra, foi marcada por homenagens e mensagens de apoio à Ucrânia, que enfrenta uma guerra contra a Rússia. Com direito a trecho de "Imagine", música de John Lennon, os clubes estenderam, juntos, uma grande bandeira ucraniana ao entrarem em campo.

Além disso, os 22 jogadores foram ao gramado segurando uma bandeira ucraniana. Os atletas do Everton colocaram a peça sobre os ombros, já os do Boreham Wood (clube da quinta divisão inglesa) a estenderam em frente ao corpo.

Copa da Inglaterra Ucrânia - REUTERS/Peter Powell - REUTERS/Peter Powell
Imagem: REUTERS/Peter Powell

O Boreham ainda homenageou o lateral do Everton, Vitaliy Mykolenko, que é ucraniano, ao estender uma camisa com o nome e número do atleta adversário, titular no jogo de hoje.

Segundo o técnico Frank Lampard, a escalação de Mykolenko no jogo de hoje foi uma forma de homenagear a Ucrânia. "Diante dessa situação que vem ocorrendo, tomamos uma decisão dentro do futebol. Acredito que seja uma decisão de vida para ele neste momento", disse antes da partida.

Já durante o aquecimento, as duas equipes vestiram camisas estampadas com a bandeira ucraniana na frente e a frase "Nós estamos com a Ucrânia" nas costas.

As homenagens no Goodinson Park foram acompanhadas de muitas palmas e emocionarem torcedores, que choraram nas arquibancadas.