Topo

OPINIÃO

Menon: 'Não vejo futebol no Alisson para ser titular do São Paulo'

Do UOL, em São Paulo

25/02/2022 04h00

Uma das caras novas do São Paulo na temporada, Alisson conquistou espaço na equipe e logo se firmou como um dos titulares de Rogério Ceni. O meia-atacante, porém, divide opiniões por seu estilo de "muita transpiração e pouca inspiração".

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan e Menon debateram sobre o desempenho de Alisson nesta temporada. Para Menon, ele tem demonstrado ser um jogador esforçado em campo, mas que na prática demonstrou pouco poder de decidir uma partida.

"Foi o oitavo jogo do Alisson como titular. Fez um gol e nenhuma assistência. Esse jogador não é criativo. Não consegue dar aquele passe que quebra linha, ou um drible que coloca outro na cara do gol. É um jogador tático, mas não ajuda muito. Não vejo tanto valor no Alisson como as pessoas dizem", disparou Menon,

Hazan destacou que o meia-atacante não tem esse perfil de jogador decisivo. "O Alisson é mais esse jogador tático mesmo. É um cara muito importante para a equipe, coletivamente falando. Mas não vai ser aquele que pega uma bola para resolver. Não é a característica dele e o histórico da carreira não mostra isso. É um jogador que vai ajudar dentro da engrenagem, mas ele sozinho não resolve. Entre os reforços, ele tem um desempenho regular nas partidas", comentou.

Menon reconhece que uma das qualidades de Alisson acaba abafada por uma opção do técnico Rogério Ceni: o apoio defensivo ao lateral. "Um dos destaques que dizem dele: o Alisson é muito bom para ajudar o lateral. Com ele em campo, não há mais uma avenida na lateral-esquerda. Mas se ele é bom para melhorar o lateral defensivamente, então não seria correto ter um lateral bem ofensivo? Se há alguém ajudando, coloca alguém que vai ao fundo e cruza, tenha força física. E não é o caso do Léo. Não gosto dessa opção do Rogério", opinou o colunista do UOL.

No caso específico do 0 a 0 contra o Campinense, Menon considerou um erro a manutenção de Alisson por um longo período na partida, diante de um adversário fechado na defesa. "Precisa de um jogador tático para enfrentar o Campinense? Não precisava de um jogador de velocidade e que abrisse mais o campo? Não consigo entender o Marquinhos entrar aos 48 do segundo tempo. É uma piada", criticou.

Menon questionou a condição de Alisson como titular da equipe e justificou sua opinião ao compará-lo com o desempenho de Rodrigo Nestor. "Não consigo ver futebol nele para ser titular do São Paulo. Se ele é titular, o que se pode esperar do time? É um jogador que não tem passe perfeito, drible, nada. Vai esperar um time tático também, que sofre para ganhar de times fechados. Basta comparar o que Rodrigo Nestor fez hoje [ontem] como que o Alisson faz na vida inteira", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na segunda-feira (28), logo após a partida contra o água Santa pelo Paulistão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.